O Fortaleza Esporte Clube é conhecido por suas campanhas e ações junto aos seus torcedores. Desta vez, a ação promovida pelo clube gerou engajamento e conscientização entre os membros da torcida tricolor.
No último dia 21 de março, Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, o Laion sensibilizou seus adeptos e os presenteou com ingressos para jogos do clube.
Fortaleza: “É preciso ser antirracista”
O objetivo da campanha era buscar a conscientização dos torcedores do Fortaleza. Na perspectiva de que “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”, o clube promoveu a ação batizada de “(Sem) Cantos (Para) Racistas”.
A ação consistia numa espécie de experimento social: numa das lojas oficiais do Tricolor do Pici, funcionários do clube montaram uma estrutura, simulando uma ação de marketing. Dito isso, membros da torcida escolhiam gravações de cantos e gritos de apoio para serem reproduzidos no sistema sonoro da Arena Castelão.
Numa tela interativa, eram apresentadas perguntas sobre determinados momentos dos jogos: aquecimento antes da partida, cobrança de escanteio, chances de gol e outros.
No entanto, no meio da sequência de perguntas, havia uma “pegadinha”: no momento em que um jogador negro do time adversário tocasse na bola, o sistema de som da Arena Castelão tocaria um canto racista. O canto era de livre escolha dos torcedores que participaram da ação.
Nesse momento, todos os torcedores e torcedoras que participaram da ação se recusaram a escolher qualquer canto que fosse racista. Além disso, muitos se posicionaram e declararam ser antirracistas.
Não basta não ser racista.
É preciso ser ANTI-racista.Foi com esse objetivo que, no último 21 de março, data que celebra o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, o Fortaleza fez uma ação experimental para mostrar como nossa torcida se comporta diante de uma… pic.twitter.com/25CnwaTHXw
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 11, 2023
Fortaleza presenteou torcedores com ingressos
O intuito da ação era recompensar os torcedores que assumissem uma postura contra o racismo com ingressos para os jogos do clube na temporada 2023. Para o orgulho dos dirigentes do Laion, todas as pessoas que participaram da ação se declararam contra o racismo.
Segundo Sidarta Arruda, Diretor de Criação do departamento de Marketing do Fortaleza, “O resultado que tivemos, com todos os torcedores se mostrando contra a manifestação racista foi alentador; mas não surpreendente, pois sabemos que a torcida tricolor, em geral, não apenas não é racista como também é antirracista.”, afirmou.