Fortaleza promove iniciativa contra o racismo nos canais oficiais do clube; confira

O Fortaleza Esporte Clube é conhecido por suas campanhas e ações junto aos seus torcedores. Desta vez, a ação promovida pelo clube gerou engajamento e conscientização entre os membros da torcida tricolor.

No último dia 21 de março, Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, o Laion sensibilizou seus adeptos e os presenteou com ingressos para jogos do clube.

Fortaleza: “É preciso ser antirracista”

O objetivo da campanha era buscar a conscientização dos torcedores do Fortaleza. Na perspectiva de que “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”, o clube promoveu a ação batizada de “(Sem) Cantos (Para) Racistas”.

A ação consistia numa espécie de experimento social: numa das lojas oficiais do Tricolor do Pici, funcionários do clube montaram uma estrutura, simulando uma ação de marketing. Dito isso, membros da torcida escolhiam gravações de cantos e gritos de apoio para serem reproduzidos no sistema sonoro da Arena Castelão.

Numa tela interativa, eram apresentadas perguntas sobre determinados momentos dos jogos: aquecimento antes da partida, cobrança de escanteio, chances de gol e outros.

No entanto, no meio da sequência de perguntas, havia uma “pegadinha”: no momento em que um jogador negro do time adversário tocasse na bola, o sistema de som da Arena Castelão tocaria um canto racista. O canto era de livre escolha dos torcedores que participaram da ação.

Nesse momento, todos os torcedores e torcedoras que participaram da ação se recusaram a escolher qualquer canto que fosse racista. Além disso, muitos se posicionaram e declararam ser antirracistas.

Fortaleza presenteou torcedores com ingressos

O intuito da ação era recompensar os torcedores que assumissem uma postura contra o racismo com ingressos para os jogos do clube na temporada 2023. Para o orgulho dos dirigentes do Laion, todas as pessoas que participaram da ação se declararam contra o racismo.

Segundo Sidarta Arruda, Diretor de Criação do departamento de Marketing do Fortaleza, “O resultado que tivemos, com todos os torcedores se mostrando contra a manifestação racista foi alentador; mas não surpreendente, pois sabemos que a torcida tricolor, em geral, não apenas não é racista como também é antirracista.”, afirmou.

João Jales

João Jales

Paraibano radicado no Rio, atua como jornalista esportivo especialista em Análise de Dados. Tipster e setorista de futebol nordestino no Futebol Na Veia. É também narrador no canal Dimensão Esportiva; e host do podcast Rifando a Bola, onde fala de futebol, variedades e apostas.