Na última quarta-feira (5), na sede da Conmebol, em Luque (Paraguai), ocorreu o sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores. No evento, ficou decidido que Fluminense x Argentinos Juniors se enfrentarão. O jogo de ida será realizado no Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires, e está previsto para a semana de 2 de agosto, enquanto a volta, no Maracanã, acontece entre os dias 8 e 10 do mesmo mês.
O Argentinos Juniors traz um misto de recordações à torcida tricolor. Apesar de ter vencido o clube argentino apenas uma vez ao longo da história, o Fluminense conquistou classificação heroica na casa do Bicho Colorado (apelido do Argentinos Juniors) na Libertadores de 2011. Na ocasião, o pós-jogo foi marcado por uma pancadaria generalizada dentro de campo.
Índice
Fluminense x Argentinos Juniors: retrospecto histórico
Fluminense x Argentinos Juniors se enfrentaram cinco vezes ao longo da história. E a vantagem é do time argentino, que venceu duas vezes contra um triunfo do Tricolor. Houveram ainda dois empates entre as equipes. No quesito ‘gols marcados', tudo igual, com sete bolas na rede para cada time.
Desses cinco embates, quatro foram pela Copa Libertadores e um pelo Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro de 1973. O último encontro entre Fluminense e Argentinos Juniors foi justamente o de 2011, no qual o clube das Laranjeiras venceu por 4 x 2 na casa do adversário e garantiu vaga nas oitavas de final.
O Fluminense enfrenta o Argentinos Juniors nas oitavas de final da @LibertadoresBR! PRA CIMA, FLUZÃO! 🇭🇺🇭🇺🇭🇺 pic.twitter.com/gMxqhfTdVf
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) July 5, 2023
Veja todos os jogos entre Fluminense x Argentinos Juniors
- Fluminense 4 x 2 Argentinos Juniors – Copa Libertadores de 2011
- Fluminense 2 x 2 Argentinos Juniors – Copa Libertadores de 2011
- Fluminense 0 x 1 Argentinos Juniors – Copa Libertadores de 1985
- Fluminense 0 x 1 Argentinos Juniors – Copa Libertadores de 1985
- Fluminense 1 x 1 Argentinos Juniors – Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro de 1973
Argentinos Juniors x Fluminense: a batalha sangrenta de 2011
No dia 20 de abril de 2011, em jogo histórico válido pela 6ª e última rodada da fase de grupos da Libertadores, o Fluminense enfrentou o Argentinos Juniors no Estádio Diego Armando Maradona. A missão era complicada. O Tricolor precisava vencer o time argentino, fora de casa, e ainda torcer por uma derrota do Nacional-URU diante do América-MEX, em Montevidéu. Em caso de empate, o clube das Laranjeiras teria de triunfar por dois gols para chegar às oitavas de final.
Dito e feito. Em partida truncada e muito violenta por parte dos donos da casa, o Fluminense venceu por 4 x 2. Aos 43′ do 2º tempo, Fred cobrou falta com perfeição, decretou o triunfo tricolor por dois tentos de diferença (Nacional-URU x América-MEX empataram) e colocou o time carioca nas oitavas de final da Libertadores. Furiosos com a derrota e desclassificação, jogadores do Argentinos Juniors partiram para a agressão após o apito final.
Uma pancadaria generalizada tomou conta do gramado e o Diego Armando Maradona virou praça de guerra. Os jogadores argentinos tentaram encurralar os atletas tricolores, que se defendiam em meio a socos e chutes. A atitude contrariou a própria torcida do Argentinos Juniors, que aplaudiu a heroica classificação do Fluminense.
A pancadaria entre Argentinos Jrs e Fluminense na Libertadores 2011.
Nostálgico!
— Futebol Nostálgico! (@futnostalgico) July 5, 2023
Momento das duas equipes na temporada
Depois de início de temporada surpreendente e avassalador, com direito a bicampeonato carioca histórico em cima do arquirrival Flamengo e vitórias expressivas, o Fluminense caiu de produção. Eliminado da Copa do Brasil, o clube das Laranjeiras, atual 6º colocado do Campeonato Brasileiro, venceu apenas dois dos últimos 12 jogos. Com o acerto de Fernando Diniz com a Seleção Brasileira, boa parte da torcida tricolor passou a pedir a saída do técnico, que agora dividirá atenção do time carioca com a Canarinho.
Adversário do Fluminense na Libertadores, o Argentinos Juniors faz temporada de altos e baixos. Irregular e inconstante, o Bicho Colorado tem 32 pontos conquistados e ocupa apenas a 10ª colocação do Campeonato Argentino. Em 2023, a equipe possui um aproveitamento de 53% até o momento.