Os torcedores do Fluminense estão dispostos a qualquer coisa para ver o clube levantar pela primeira vez na história a Libertadores. Para ter o sentimento da “glória eterna”, a torcida tricolor realizou diversas promessas, reveladas em seus perfis nas redes sociais.
Tão comum na cultura brasileira, as promessas são uma forma dos torcedores darem sua contribuição mística para o clube. Dentre os tricolores, há os mais tradicionais, que prometem fazer tatuagens, pintar os cabelos com as cores do time ou raspá-lo completamente, tirar a barba, deixar o bigode, entre outros. Há ainda os comprometimentos com a saúde, como parar de beber refrigerante ou bebidas alcoólicas e até começar a praticar exercícios físicos na academia.
Tem também os torcedores mais radicais, garantindo que farão um filho caso veja o Fluminense ser campeão da América. Outra promessa famosa é a de cumprir longas trajetos a pé, como a ida de São Paulo à Aparecida, famosa cidade paulista turística para religiosos. As subidas de escadas de joelhos (ou, como se comprometeu uma tricolor, descer a rampa do Maracaná desta forma) são outra forma de firmar um pacto pelo título.
Confira as melhores promessas dos tricolores na rede social X, o antigo Twitter.
caso eu não consiga ir na final, eu dou um jeito de ir em laranjeiras e faço a volta no estádio de joelhos🤝
— ceci do jk¹⁹⁰²✝️ (@mulherdojk_) September 26, 2023
SE O FLUMINENSE SER CAMPEÃO DA LIBERTADORES EU PROMETO NUNCA MAIS COLOCAR UMA GOTA DE TODDY NA BOCA
— clarinhaesteves (@Cl4r4Esteves) September 26, 2023
se o fluminense ganhar a libertadores eu saio de cueca na rua
— joão gabriel (@jotinhacbf) September 26, 2023
Fiz duas promessas. A primeira vem desde 2021, vou andar de SP até Aparecida. A segunda fiz esse ano, ficar um ano sem beber.
— Bê 🇭🇺✝️ (@BFAlbernaz) September 26, 2023
A minha promessa caso isso se concretize, é subir o convento da penha de joelhos vestindo minha armadura. Deus é conosco!
— Maycon Anderson ✝️ (@Maykin_Mike) September 26, 2023
Eu raspo cabelo, fico de bigode e se for contra o boca, platino o cabelo.
— Edinho Xavier🇭🇺 (@edinhoxavier15) September 26, 2023
prometo um ano sem beber 🫣
— jr (@vxgnrjr) September 26, 2023
https://twitter.com/SharkossauroFFC/status/1706720090543038844
se o fluminense ganhar a libertadores eu entro pra academia, duas vezes por semana
— lu🇭🇺 (@flumilinda) September 26, 2023
se o fluminense ganhar a libertadores eu paro de fumar vape
— thaìs (@thaisplsa) September 26, 2023
Se o Fluminense ganhar a liberta eu vou assistir o VT completo de Fluminense x LDU https://t.co/7tZ0kf98TS
— José #coragemprajogar (@josefluzion) September 26, 2023
Fluminense joga por vaga na final nesta quarta
A partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (27), o Fluminense recebe o Internacional pela ida da semifinal da Libertadores. Empurrado pelo Maracanã lotado de tricolores, o time de Fernando Diniz buscará abrir vantagem na eliminatória, visto que a volta está marcada para próxima semana, em 3 de outubro, no Beira-Rio, casa do Colorado.
Quem avançar enfrenta o Palmeiras ou o Boca Juniors, da Argentina, em 4 de novembro, justamente no Maracanã – outro motivo “místico” para o torcedor tricolor acreditar em um título no estádio onde manda seus jogos.
O Flu chegou próximo de conquistar a glória eterna em uma oportunidade na história. O ano era 2008, e o clube carioca havia perdido a ida da decisão (quando ainda acontecia em dois jogos) por 4 x 2 para LDU. Na volta no Maracanã lotado com mais de 80 mil torcedores, o meia Thiago Neves brilhou e marcou três vezes – o time equatoriano fez com Luis Bolaños, placar que levou a final para os pênaltis.
O herói daquele dia virou vilão: Neves desperdiçou sua cobrança, assim como Conca e Washington, dando a primeira e única taça da história para um clube do Equador. Inclusive, uma das promessas dos tricolores para vencer a edição de 2023 citadas acima seria rever essa partida traumática.
Vale destacar que no ano seguinte a mesma LDU impediu o Fluminense de levar a taça da Copa Sul-Americana, novamente na final. O time equatoriano venceu a ida por 5 x 1 e perdeu por 3 x 0 no Maracanã, dessa vez sem precisar dos pênaltis para vencer o título. Até hoje, o clube das Laranjeiras nunca conquistou um título internacional.
Próximos jogos do Fluminense
- Cuiabá x Fluminense, Brasileirão Série A, Cuiabá-MT – 30 de setembro (sábado), às 18h30 (horário de Brasília).
- Internacional x Fluminense, Libertadores (semifinal – volta), Porto Alegre-RS – 4 de outubro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).
- Fluminense x Botafogo, Brasileirão Série A, Rio de Janeiro-RJ – 8 de outubro (domingo), às 16h (horário de Brasília).