Flamengo: torcida comemora registro de Tite no BID e dispara: “Entreguem as Taças!”

Tite fará sua estreia no comando do Rubro-Negro no dia 19 de outubro, quando encara o Cruzeiro, fora de casa, pelo Brasileirão.

É oficial! Adenor Leonardo Bacchi, ou tão somente Tite, um dos mais vitoriosos e estimados treinadores do futebol brasileiro, foi oficializado no Boletim Informativo Diário da CBF, e pode atuar pelo Flamengo, o mais novo clube do treinador, que volta a sua função após comandar a Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo.

Com a oficialização do nome de Tite no BID, a torcida do Flamengo não perdeu tempo, e exprimiu toda a sua alegria em ter o treinador como comandante, em um dos elencos mais qualificados, e caros do país.

Para boa parte da crítica esportiva, e claro, dos mais fanáticos pelo esporte bretão, a vinda do treinador de 62 anos pode significar o início de uma hegemonia no cenário nacional. O perfil gestor do técnico, e a forma individualizada como trata os jogadores no vestiário, pode fazer o Rubro-Negro retomar o bom futebol e brigar por títulos a partir da próxima temporada.

Comandando o Brasil, apesar das derrotas nas quartas de final das Copas de 2018 e 2022, Tite foi um dos responsáveis por trazer de volta o sentimento de prazer ao torcedor brasileiro de ver a Seleção jogar, entretanto, algumas convocações e os resultados nos Mundiais, culminaram no desgaste da relação do treinador, que encerrou seu ciclo após a eliminação para a Croácia no ano passado.

Sem dúvidas outro momento marcante da carreira de Tite e elevou o patamar o comandante em solo nacional foi a sua passagem pelo Corinthians, que entrou na briga junto do Flamengo pela sua contratação. À frente do Timão, o técnico conquistou praticamente tudo o que disputou, incluindo dois Brasileiros, (em 2011 e 2015), e a Libertadores e Mundial no ano de 2012.

Torcedor do Flamengo comemora, e a do Cruzeiro lamenta oficialização de Tite no BID

O primeiro compromisso de Tite no comando do Flamengo será no próximo dia 19 de outubro, quando o Rubro-Negro encara o Cruzeiro, em Minas Gerais. Se para a torcida do time carioca, a vinda do treinador pode resultar em um marco histórico positivo, para os cruzeirenses, é mais um motivo de preocupação.

A equipe de Zé Ricardo não vence há dois jogos, e está na 15ª colocação do Brasileirão, com apenas 30 pontos. Para boa parte do torcedor da Raposa, não havia hora menos oportuna para enfrentar o Flamengo, que terá no banco um dos mais credenciados técnicos do Brasil, e porque não, da América do Sul.

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro empatou por 1 x 1 diante do América-MG, e após a partida os jogadores da Raposa se cobraram muito por conta dos erros cometidos em campo. O confronto do próximo dia 19 será, portanto, um desafio e tanto para a equipe mineira.

Retrospecto de Tite pode beneficiar o Flamengo

Ao longo de suas duas passagens pelo Corinthians, mais os seis anos que passou na Seleção Brasileira, Tite somou 298 jogos, com 167 vitórias, mais da metade dos jogos, 78 empates, e somente 53 derrotas durante o período.

Neste caminho, Tite moldou e consolidou um sistema de jogo no qual a defesa e o ataque praticamente funcionavam em sintonia. Não era raro ver o Corinthians e a própria seleção jogar, e sentir a segurança defensiva de seu esquema, mas com a agressividade e beleza do jogo ofensivo, o qual o treinador sempre defendeu.

Sendo assim, é com essa esperança de ver o Flamengo competitivo e eficiente em campo, que o torcedor aguarda pela estreia do novo treinador, ansioso para ver a equipe repetindo os feitos dos outros dois trabalhos do comandante.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.