Flamengo: Matheus Cunha vira herói em classificação e se redime com torcida

Matheus Cunha 'fechou' o gol no Maracanã e foi determinante para a classificação rubro-negra sobre o Grêmio, na Copa do Brasil

Atravessando momento complicado e turbulento na temporada, o Flamengo enfim deu uma resposta ao seu torcedor e voltou a vencer. Na noite da última quarta-feira (16), o Rubro-Negro bateu o Grêmio por 1 a 0, no Maracanã, e garantiu vaga na decisão da Copa do Brasil. Para confirmar sua classificação rumo a mais uma final de mata-mata nacional, o Mais Querido teve de contar com atuação inspirada de um jogador que vinha sendo bastante criticado pela torcida: Matheus Cunha.

Melhor em campo na classificação do Flamengo, o goleiro foi importantíssimo quando o Grêmio tentava pressionar em busca do primeiro gol. O que mais chamou atenção ao longo dos 90 minutos foi a capacidade de reação do camisa 25 em finalizações de dentro da área. Assim, evitou gols de Bitelo e Suárez, um em cada tempo. Crucial para evitar um drama no Maracanã, Matheus Cunha recebeu o reconhecimento dos rubro-negros, que inundaram as redes sociais de elogios e até pedidos de desculpas ao arqueiro.

Matheus Cunha consegue volta por cima no Flamengo após falhas na Libertadores

A última semana foi terrível para o Flamengo. Depois de sofrer derrota acachapante por 3 a 0 para o Cuiabá no Campeonato Brasileiro, o Mais Querido acabou eliminado da Copa Libertadores de maneira vexatória. No Paraguai, a equipe carioca foi superada pelo Olimpia (3 a 1) e deu adeus à competição continental.

Apesar dos muitos ‘culpados', Matheus Cunha foi apontado pelos torcedores como um dos principais responsáveis pela queda precoce do clube da Gávea na Libertadores. No segundo gol dos paraguaios, o goleiro pulou atrasado e viu a bola morrer dentro da rede.

Uma semana depois, o camisa 25 demonstrou resiliência e conseguiu dar a volta por cima. Diante do Grêmio, Matheus Cunha terminou a partida com seis defesas, sendo cinco delas em finalizações de dentro da grande área. Homem de confiança do técnico Jorge Sampaoli, o jovem arqueiro de 22 anos deve ser mantido como titular da posição para os próximos compromissos do Mengo.

Preferido de Sampaoli, Matheus Cunha deixa ‘medalhões' no banco

Desde sua chegada ao Flamengo, Sampaoli tem deixado claro que seu titular no gol é Matheus Cunha. Com o treinador argentino, o jovem cresceu de produção, aperfeiçoou o jogo com os pés e mostrou que pode ir longe na carreira.

Com a titularidade de Cunha, o Mais Querido fica com dois goleiros experientes no banco de reservas: Santos e Augustín Rossi. O primeiro ganhou a confiança e admiração da torcida na temporada passada, quando teve papel importante nos títulos da Copa do Brasil e Libertadores. Em 2023, caiu de produção e perdeu espaço.

Já Rossi vive situação inusitada e incômoda. Apresentado no início de julho, o ex-arqueiro do Boca Juniors ainda não estreou pelo clube carioca. Relacionado para os compromissos do Flamengo desde que foi regularizado, o argentino sempre começa as partidas no banco de reservas. E de lá, até o momento, não saiu.

Flamengo: Matheus Cunha vira herói em classificação e se redime com torcida
Com a titularidade absoluta de Matheus Cunha, Augustín Rossi ainda não estreou pelo Flamengo (Foto: Icon Sport)

Cunha enfrentará ex-clube na decisão da Copa do Brasil

Quis o destino que Matheus Cunha reencontrasse seu ex-clube em uma final nacional. O adversário do Flamengo na grande decisão da Copa do Brasil será o São Paulo, que venceu o Corinthians (2 a 0) no Morumbi, virou o placar agregado e conquistou classificação histórica.

Nascido no município de Tupi Paulista, localizado no interior de São Paulo, Matheus Cunha iniciou sua trajetória no futebol na base do São Paulo, aos 14 anos de idade. O goleiro permaneceu no Tricolor Paulista por cinco anos, antes de se transferir para o Flamengo.

Em 2021, o arqueiro chegou ao Rubro-Negro e assumiu a titularidade na equipe sub-20 do clube. Na temporada seguinte, estreou nos profissionais e começou a mostrar seu potencial. Contudo, foi neste ano que ‘explodiu' e passou a ser peça importante do Mais Querido.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.