Flamengo e Fluminense duelam em má fase na Copa do Brasil; veja números

Flamengo e Fluminense vão se enfrentar pela 5ª vez em 2023. No início da temporada, o Clássico Fla x Flu aconteceu em três oportunidades pelo Campeonato Carioca, ocasião na qual o Fluminense venceu duas, inclusive a grande final da competição, e o Mengão venceu uma, no primeiro jogo da final da competição. Pelo menos mais três jogos entre os dois times estão programados para acontecer neste ano, os dois pelo Campeonato Brasileiro, e o confronto desta quinta-feira (1), válido pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

No primeiro jogo entre as equipes pela milionária competição da CBF, Flamengo e Fluminense não saíram de um empate sem gols, e quem vencer o jogo da volta, se classifica para as quartas de final da Copa do Brasil. Apesar de ter vencido o rival no Campeonato Carioca, o Fluzão está em situação igual a do Mengão na atual fase da temporada. Os dois times estão com a mesma campanha, e consequentemente a mesma pontuação no Campeonato Brasileiro, 13 pontos.

Além disso, os dois times estão há algum tempo sem vencer. Após bater o Corinthians pela 7ª rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro empatou contra o Ñublense pela Libertadores, resultado que foi muito questionado pela torcida, e empatou pelo mesmo placar diante do Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, em casa. O Fluminense, está em situação ainda mais incômoda, pois não vence há quatro partidas. Empatou contra o Flamengo na ida das oitavas de final da Copa do Brasil, perdeu para o Botafogo, e para o Corinthians pelo Brasileirão, e foi derrotado pelo The Strongest na Libertadores.

Com muitos desfalques dos dois lados, desgaste físico proporcionado pelo número elevado de partidas, e queda de rendimento de alguns jogadores importantes, são fatores que ajudam a explicar o porquê de Flamengo e Fluminense terem caído tanto de produção. Entretanto, mesmo com a sequência ruim de resultados, para grande parte dos especialistas, o Fluzão chega em momento melhor para este clássico, pois tem se apresentado melhor em campo, com uma identidade de jogo mais definida, ao contrário do rival.

Ex-jogador faz prognóstico sobre Flamengo e Fluminense

Para Roger Flores, comentarista dos canais SporTV, quem errar menos em campo e administrar melhor a fase ruim em campo, será o vencedor. Por mais que o ex-jogador afirme que o momento do Fluminense seja mais positivo, um clássico é sempre um jogo muito nervoso, no qual quem se controlar mais, terá vantagem em relação ao adversário.

Acho que o menos pior é o do Fluminense ainda. É um momento delicado do Fluminense, o pior da temporada, mas vamos puxar a rabiola: é um 0 a 0 com o Flamengo, essa derrota na Bolívia calculada, o jogo ruim contra o Botafogo, mas você tem ainda sopros de bons momentos, como o primeiro tempo do jogo contra o Corinthians. O segundo tempo foi bem ruim na minha opinião, muito desajeitado, desarrumado principalmente na bola invertida, essas coisas todas. Mas pega o primeiro tempo e fala: “Vocês fizeram no domingo”. Por mais que tenham feito por pouco tempo, mas fizeram. Flamengo não, ele não tem conseguido entregar rendimento. E ainda tem essa bomba que explode de relacionamento, de conturbação, é um momento mais delicado. Acho que esse jogo vai ser mais medroso, sabe? Um jogo mais tenso. “Vamos não errar, tentar fazer com que o adversário erre”. O erro vai acontecer, dos dois lados. Quem souber administrar para errar menos vai sair com a classificação”, afirmou o comentarista.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.