Flamengo e Fluminense alcançam marca histórica no Rio de Janeiro; entenda

Fluminense e Flamengo se enfrentarão na noite desta terça-feira (16), no estádio do Maracanã, às 21h (horário de Brasília), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto entre os dois times acontece de forma inédita na competição, e comprova que, atualmente, os dois times são as maiores forças do estado do Rio de Janeiro na atualidade. Nos últimos quatro anos, Mengão e Fluzão decidiram todos os campeonatos estaduais, e na série histórica estão empatados, com dois títulos para cada um. Em relação às conquistas nacionais e internacionais, a vantagem é toda do Rubro-Negro, que venceu duas Libertadores, dois Brasileiros, uma Recopa Sul-Americana, e duas Supercopas do Brasil neste período.

Fato é que nos últimos anos, ninguém esteve mais em evidência no cenário do futebol carioca do que Flamengo e Fluminense, que vão duelar pelo menos mais quatro vezes em 2023. Além dos dois jogos válidos pela Copa do Brasil, os dois times vão se enfrentar mais duas vezes no Campeonato Brasileiro, totalizando pelo menos sete confrontos nesta temporada, isso caso os clubes não se encontrem na Copa Libertadores, o que pode aumentar para nove o número de jogos entre os times, acirrando ainda mais o que é neste momento, a maior rivalidade do Rio de Janeiro, e uma das maiores do Brasil.

Em relação aos confrontos com os outros times grandes do futebol carioca, Flamengo e Fluminense é o confronto que mais aconteceu nos últimos anos. Desde 2019, o clássico Fla-Flu aconteceu nada mais nada menos do que 27, e é disparado o duelo que mais aconteceu entre os grandes clubes do Rio de Janeiro, seguido por Flamengo x Vasco, com 16 confrontos. Nenhuma outra rivalidade carioca chegou perto destes números nos últimos anos. Alguns fatores ajudam a explicar estes números, como os rebaixamentos do Cruzmaltino, e também do Botafogo, que impossibilitou que estes times jogassem contra os outros dois grandes do Rio e, além disso, o fato do Gigante da Colina e do Glorioso chegarem às finais do Campeonato Carioca nos últimos anos.

Flamengo e Fluminense chegam com muitos desfalques para jogo decisivo

Os treinadores de Flamengo e Fluminense terão muitas dúvidas e dores de cabeça para montar seus times para o confronto de logo mais. A bola começa a rolar no estádio do Maracanã, a partir das 21h (horário de Brasília). Pelos lados do Fluzão, pelo menos dois desfalques são certos, casos do volante Alexsander, que está fora por conta de um estiramento no ligamento do joelho esquerdo, sofrido no jogo contra o Cruzeiro, e Keno, que está com um problema muscular. Além deles, o lateral-direito Samuel Xavier e o volante Martinelli são dúvidas, e, mesmo que sejam relacionados, provavelmente não entrarão como titulares.

Pelos lados do Flamengo, as ausências ficam por conta do zagueiro David Luiz, que teve uma lesão muscular detectada na coxa direita, e o atacante Pedro, que também tem um problema muscular, neste momento, tem chances remotas de entrar em campo. Já o goleiro Matheus Cunha e o atacante Éverton Cebolinha permanecem como dúvidas.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.