Flamengo anuncia demissão de Jorge Sampaoli

Sampaoli não resistiu à pressão após o vice da Copa do Brasil e foi desligado do cargo de técnico do Flamengo; Tite segue sendo o plano A do clube

Quatro dias depois de ser vice-campeão da Copa do Brasil, o Flamengo decidiu demitir Jorge Sampaoli. Após reunião curta em hotel na Barra da Tijuca na noite desta quinta-feira (28), a diretoria rubro-negra informou o técnico argentino sobre o desligamento.

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o treinador Jorge Sampaoli e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece ao profissional e deseja sorte na continuidade da carreira”, informou o clube da Gávea nas redes sociais.

Sampaoli tinha contrato até dezembro de 2024 com o Flamengo. Por isso, o Mais Querido terá de pagar mais uma multa rescisória. O valor no início do vínculo era de 2,5 milhões de euros (R$ 13,3 milhões), e ele diminui de acordo com cada dia trabalhado. Desse modo, clube desembolsará 1,8 milhões de euros (cerca de R$ 9,5 milhões na cotação atual) ao treinador e sua comissão.

O trabalho de Sampaoli no Flamengo

Jorge Sampaoli assinou contrato com o Flamengo no dia 17 de abril. De lá para cá, dirigiu o Rubro-Negro em 39 jogos e utilizou 39 escalações diferentes, prática que irritava boa parte da torcida. Obteve 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas, totalizando 60,7% de aproveitamento.

Além do vice-campeonato na Copa do Brasil, o Flamengo de Sampaoli foi eliminado ainda nas oitavas de final da Libertadores. No Campeonato Brasileiro, mais decepção. Com 40 pontos conquistados, o Rubro-Negro ocupa a sétima colocação do certame, ou seja, fora da região de classificação para a competição continental.

Flamengo intensifica conversas por Tite

Antes mesmo de anunciar a demissão de Sampaoli, o Flamengo já havia definido seu alvo para comandar a equipe. Trata-se de Tite, que está livre no mercado desde que deixou o comando da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo de 2022.

Na noite da última quarta-feira (27), Rodolfo Landim, Marcos Braz e Bruno Spindel jantaram com Tite e externaram ao técnico a vontade de levá-lo ao clube da Gávea. Informações de bastidores dão conta de que o treinador de 62 anos está balançado com o projeto rubro-negro, contudo ainda se mostra relutante em assumir um novo desafio neste final de ano.

Com a demissão de Sampaoli oficializada, o primeiro passo para contratar Tite já foi dado pela diretoria do Flamengo. Isso porque, o ex-técnico da Seleção tem como ‘mantra ético’ não assinar contrato com clubes que tenham treinador empregado. As conversas devem seguir nos próximos dias e o Mais Querido está otimista por um acerto. Vale destacar que, neste momento, o Rubro-Negro não tem um plano B.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.