Na última quarta-feira (17) aconteceu o clássico Fla-Flu pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Cercada de polêmicas da arbitragem, seja pela expulsão de Felipe Melo ou o enrosco entre Gabigol e Paulo Henrique Ganso, o jogou ficou no 0 x 0.
Dentre as polêmicas da partida, a que envolveu Gabigol e Ganso chamou atenção. Na ocasião, o camisa 10 do Flu estava com a bola, foi empurrado pelo jogador rubro-negro e caiu no gramado. Porém, na sequência do lance, o craque do Fla pisou no seu rival, fator de muita reclamação dos atletas em campo e de torcedores nas redes sociais.
Nesta sexta-feira (19), foram divulgados os áudios do árbitro de vídeo da partida, comandado por Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP). A responsável pelo VAR afirmou que o pisão não foi intencional porque era o local onde naturalmente Gabigol pisaria.
“Tem o pisão do jogador do Flamengo, porém ele está tentando retirar a perna e a perna o jogador do Fluminense está exatamente onde o jogador do Flamengo vai estacionar o pé, ok? Não é intencional esse pisão, ok?“, disse Daiane ao árbitro de campo, Anderson Daronco.
Análise do VAR em lance do pisão do atacante Gabigol em cima do meia Ganso.
VAR: Tem o pisão do jogador do Flamengo, porém ele está tentando retirar a perma. Não é intencional esse pisão.
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) May 19, 2023
Esse lance ainda pode render mais fora de campo. Segundo o jornal O Globo, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) está analisando o pisão em Ganso, e Gabigol pode ser denunciado, podendo pegar um gancho de jogos como desfalque para o Rubro-Negro.
A pressão do Fluminense ao lance se deve muito também pela expulsão de Felipe Melo, em oportunidade que poderia ser uma chance clara para Gabi. No campo, Daronco amarelou o zagueiro, mas o VAR pediu para o árbitro checar e o cartão vermelho foi mostrado.
O Fla-Flu de volta está marcado para 31 de maio, novamente no Maracanã. Uma vitória simples para qualquer um dos lados garante a classificação às quartas da Copa do Brasil. Em caso de qualquer igualdade no placar, a partida irá aos pênaltis.