Após uma série de resultados negativos neste início de temporada 2023, Vítor Pereira não resistiu a pressão e deixou o comando do Flamengo. A gota d’água para o técnico português foi a goleada sofrida para o Fluminense no último domingo (9), na final do Campeonato Carioca. O clube da Gávea aguarda apenas questões burocráticas para fazer o anúncio oficial da demissão do treinador, que sequer dará o treino desta terça-feira (11), na reapresentação do elenco.
Vítor Pereira chegou ao Flamengo em janeiro deste ano, e de lá para cá só acumulou fracassos dirigindo o time. Após ser vice da Supercopa do Brasil, vice da Recopa Sul-Americana e sequer ter classificado a equipe para a final do Mundial de Clubes, a pressão sobre o português aumentou e o título carioca passou a ser tratado como obrigação por torcida e diretoria. Contudo, mesmo com a vantagem de 2 x 0 construída no primeiro jogo da final estadual, o Mais Querido sofreu goleada acachapante de 4 x 1 na partida de volta e perdeu mais um troféu na temporada, dessa vez de maneira vexatória e histórica.
Fim de jogo no Maracanã. O Flamengo perde por 4 a 1 para o Fluminense e fica com o vice-campeonato do Estadual. #CRF pic.twitter.com/fmytuY7Czz
— Flamengo (@Flamengo) April 9, 2023
Números de Vítor Pereira e impaciência da torcida
Ao todo, Vítor Pereira comandou o Flamengo em 21 jogos desde sua chegada. Foram 12 vitórias, dois empates e sete derrotas em 21 jogos, com um aproveitamento de 60,3%. Em toda sua passagem pelo clube da Gávea, o português em nenhum momento conseguiu conquistar a simpatia da torcida flamenguista. Declarações polêmicas, escalações contestadas e substituições pouco usuais acabaram por minar a confiança e a paciência dos rubro-negros, que passaram a implorar pela saída do treinador. Com a demissão, o Fla vai pagar a multa rescisória de R$ 15 milhões ao técnico.
Substituto de Vítor Pereira
Com a queda de mais um técnico no Flamengo, a diretoria terá novamente a missão de escolher um nome para comandar o Rubro-Negro. Jorge Jesus, ídolo do clube, é a figura mais comentada e pedida por torcedores. Multicampeão pelo Mais Querido entre 2019 e 2020, o treinador português está atualmente no Fenerbahce (TUR), mas tem contrato até o final de maio. Caso queira contar com o Mister antes disso, o Fla teria que pagar (ou negociar) a multa rescisória com o clube turco.
Além de Jorge Jesus, outros nomes comentados nos bastidores do Flamengo são o de Tite e Jorge Sampaoli. O primeiro está livre no mercado após deixar o comando da Seleção Brasileira. Apesar de ter revelado que não pretende treinar uma equipe nacional neste ano, uma proposta do Rubro-Negro pode balançar Tite, já que o próprio tem casa no Rio de Janeiro e externou a vontade de trabalhar no futebol carioca um dia.
Jorge Sampaoli, por sua vez, também está desempregado. Treinar o Rubro-Negro sempre foi um desejo do argentino, que passou por Santos e Atlético-MG no futebol brasileiro. Apaixonado por praia, Sampaoli tem residência em Búzios, contudo, neste momento, encontra-se em Sevilla, na Espanha. O técnico recentemente deixou o comando do time espanhol. Antes, eliminou o Fenerbahçe de Jorge Jesus na Europa League.