Feliz Aniversário, Formiga! A jogadora completa 43 anos

Nesta quarta-feira (3), com uma carreira histórica, Formiga completa 43 anos. Como resultado, uma jogadora que simboliza a luta do futebol feminino, com 26 anos se dedicando para a Seleção Canarinho.

Aliás, no dia 03/03/1978, Miraildes Maciel Mota nasceu. Assim, natural de Lobato-BA, a pequena já tinha familiaridade com a bola. Na época seu apelido era Mira. Miraildes tirava a cabeça de suas bonecas para fazer de bola. Seu padrinho vendo tudo isso, acabou percebendo que o que ela queria não eram bonecas e sim uma bola.

A LUTA PELO LUGAR NO FUTEBOL

Assim, com sua vontade de virar jogadora, Mira só não esperava que junto com seu sonho viria uma série de preconceito, um deles começando em sua própria casa. Seu irmão não gostava quando saia para jogar bola com os meninos, e aproveitava da ausência da mãe para bater em sua irmã.

“Mas mesmo assim eu continuava. Eu apanhava. No outro dia eu ia lá e jogava de novo, apanhava, engolia o choro e voltava a jogar”. Disse em uma entrevista para o Globo Esporte.

Assim, mesmo com todas suas dificuldades, Celeste, sua mãe, nunca deixou de apoia-la e incentivar sua filha. Ela que bancava a ida de Mira para a escolinha de futebol, aos seus 12 anos. Desde então, se tornou a Formiga. Pequena, Forte e Trabalhadora.

IDA PARA A SELEÇÃO

Começando no time de futsal Euroexport, em seguida foi para o futebol e logo foi revelação do Campeonato Baiano. Logo depois, aos seus 15 anos, foi revelação do Brasileiro, levando sua convocação precoce para a seleção. Assim também, chegando à seleção principal com 16 anos e não saiu mais.

PROFISSIONAL

Já em 2011, foi contratada pelo São José, onde fez parte do bicampeonato da e da Copa do Brasil. Já nos seus 38 anos, desde 2017 atua no Paris Saint-Germain, onde ganhou o apelido de Formidável.

https://twitter.com/PSGbrasil/status/1367121291908685832

SELEÇÃO BRASILEIRA

A camisa 8 ganhou seu primeiro titulo com a seleção, nos jogos Pan-Americanos em 2003. Desde 1996, é a única jogadora no mundo a disputar todas as edições do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos. Aliás, em 2016, chegou a aposentar a camisa, entretanto voltou com sua decisão e retornou para a seleção.

Em suma, entre masculino e feminino, Formiga tem o maior número de jogos pela seleção e com sete participações em Copas do Mundo. A jogadora declarou que pretende continuar atuando ainda depois dos Jogos olímpicos.

Parabéns Miraildes Maciel Mota. Dona de uma carreira gigantesca, um símbolo para o futebol feminino. Guerreira dentro e fora dos gramados e uma inspiração para todas as meninas que buscam se tornar jogadoras.

Foto destaque: Reprodução/El País

Carolina Lipares

Carolina Lipares

Desde pequena sempre me interessei pela parte da comunicação, em especial o jornalismo. Escolhi esta área, porque é algo que leva entretenimento para as pessoas, orienta e ajuda a formar opiniões. Meu objetivo é trabalhar com esporte (redatora, apresentadora, repórter...)