Um lance na partida de volta entre Athletic e Galo pela semifinal do Campeonato de Minas causou burburinho entre torcedores. Dentro da área, aos 25 minutos do segundo tempo, o goleiro Everson abriu o braço ao dar um chutão na bola e atingiu o rosto de Nathan, do time rival. A Ouvidoria da Federação Mineira de Futebol (FMF) reconheceu que houve erro e que o pênalti deveria ter sido marcado, segundo documento recebido pela Rádio Itatiaia.
https://twitter.com/futebol_info/status/1637199038452846594
No momento da partida, o árbitro de vídeo recomendou a revisão do lance, mas o juiz Felipe Fernandes Lima seguiu com sua decisão de campo. No documento, a Federação aponta que o erro foi exclusivo de Felipe, que agora será afastado e passará por recomendações do lance em que errou.
A Federação Mineira isentou os assistentes e quarto árbitro por estarem longe da jogada, sem “condições técnicas de analisar com qualidade a jogada”.
“Entendemos que o erro foi puro e exclusivo do árbitro da partida que, equivocadamente, entendeu como não falta, e considerou tratar-se de um movimento natural do goleiro do Atlético“, diz o documento.
Quando o lance aconteceu, a partida estava 1 x 0 para o Atlético Mineiro. Caso o Athletic empatasse com o pênalti não marcado, o resultado classificaria o time de São João del Rei para decisão do campeonato estadual.
Finais do Mineiro
Já no próximo sábado (1º), às 16h30 (horário de Brasília), o Galo visita o América Mineiro, no Independência. A volta acontece em 9 de abril, no mesmo horário, dessa vez no Mineirão. O Atlético tem a vantagem da melhor campanha e pode ser campeão com dois empates, a exemplo a decisão de 2021 contra o próprio Coelho, ou com vitória e derrota, desde que fique empatado no agregado.
Pela Copa Sul-Americana, o América recebe o Peñarol na próxima quarta-feira (5). Já o Galo, na Libertadores, enfrenta o Libertad, também em casa, na quinta-feira (6).
Foto destaque: Fernando Moreno/Iconsport





