Antes do confronto Irã x Estados Unidos pela 3ª rodada do Grupo B da , que será disputado nesta terça-feira (29), as famílias dos jogadores iranianos foram ameaçadas de prisão e tortura se os jogadores não “se comportarem” antes do jogo com os estadunidenses. Todos sabem que os dois países já tiveram suas brigas fora de campo, e dentro das quatro linhas não será diferente. A informação é da jornalista Natasha Bertrand, da CNN. responsáveis do IRGC foram recrutados para vigiar os atletas.
Estados Unidos polemiza na bandeira do Irã
No último domingo (27), a “Tasnim News Agency”, agência de notícias afiliada ao governo iraniano afirmou que a seleção norte-americana havia ofendido o Irã nas redes sociais. Em um post no Twitter com imagem mostrando a classificação do Grupo B da Copa do Mundo, os USA tiraram o distintivo da República Islâmica do centro da bandeira. De acordo com o jornal inglês “Daily Mirror”, os americanos informaram que o gesto é em defesa dos direitos das mulheres no país.
Conforme informações da agência iraniana, a atitude dos norte-americanos fere as regras da Fifa. O advogado Safia Allah Faghanpour, da Federação do Irã avaliou que a punição prevista para isso seria a suspensão de 10 jogos. Ainda assim, o mandatário entrará com queixa contra os estadunidenses no Comitê de Ética da entidade. Em 2020, o aeroporto de Bagdá, no Iraque, foi bombardeado por forças americanas após uma ordem direta do então presidente Donald Trump. Nesse bombardeio, dois dos mais importantes líderes iranianos foram mortos,
Respeitar a bandeira nacional é uma prática aceita internacionalmente e que todas as nações devem estimular. A ação conduzida em relação à bandeira iraniana é antiética e contra a lei internacional – disse o advogado à agência iraniana.
Último confronto no futebol
A ultima vez em que as duas equipes se enfrentaram foi em 1998, na França, e a nação do Golfo levou a melhor, ganhando de 2 a 1. Além dos dois, Inglaterra e País de Gales fecham o grupo B.
Foto destaque: Irã





