Na noite da última quarta-feira (10), o Grêmio, de Renato Portaluppi, sofreu uma goleada do Palmeiras, de Abel Ferreira, no Allianz Parque, em São Paulo, por 4 x 1. Em uma partida com destaque para Raphal Veiga, que é um dos carrasco do Tricolor em um retrospecto recente, o treinador gremista acabou se vendo sem alternativas e falou, novamente, sobre a possibilidade de reforços para a temporada 2023.
No Campeonato Gaúcho, o Grêmio começou bem na temporada, sendo hexacampeão do torneio. Entretanto, o mesmo desempenho não vem se repetindo no Brasileirão na equipe comandada por Renato, que vive uma certa instabilidade. Com isso, a declaração do técnico tricolor chamou atenção, inclusive, após a rodada anterior, depois do empata contra o RB Bragantino, em Porto Alegre.
Em suma, Renato Gaúcho cobrou reforços para a equipe brigar em alto nível no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, e a declaração acabou não repercutindo bem. Em resposta ao que disse treinador, Alberto Guerra, presidente do Grêmio, concedeu entrevista e afirmou achar um exagero o pedido por contratações, embora diga ter uma boa relação com o profissional.
“Sempre estivemos alinhados, Renato é muito mais que um treinador, conheço há 13 anos, temos excelente relação, olho no olho. Algumas vezes pode haver eventuais discordâncias e nem é esse o caso, o que talvez tenha passado foi o tom, um exagero em falar dos reforços, mas nossa relação é boa como em todo departamento de futebol”, declarou.
Por fim, na tabela de classificação do Brasileiro, o Grêmio se mantém com sete pontos, nos cinco jogos disputados até aqui. Com isso, está na 10ª posição. Assim, na próxima rodada, o Tricolor volta a campo já neste domingo (14), diante do Fortaleza, às 16h (horário de Brasília), na Arena, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os reforços do Grêmio para 2023
Em resumo, o Tricolor trouxe um vasto número de reforços para este ano, após disputar o Campeonato Brasileiro da Série B em 2022. Para a defesa, Reinaldo, Fábio, Bruno Uvini e João Pedro. Já para o meio-campo, Franco Cristaldo, Felipe Carballo, Pepê, Nathan, Vina, Gustavinho e Lucas Leiva (que se aposentou forçadamente, em função de lesão). Por fim, para o ataque, Guilherme, Everton Galdino, André e a estrela uruguaia, Luís Suárez.