Ex-craque do Internacional pode estar envolvido em escândalo de manipulação; entenda

Em fase nada boa na temporada, o Internacional vem de uma sequência de cinco jogos sem vitórias, sendo quatro derrotas e um empate, pela Libertadores, contra o Nacional-URU, em jogo válido pela 3ª rodada da fase de grupos da competição continental. Em relação ao Campeonato Brasileiro, são três derrotas seguidas, para Athletico Paranaense, São Paulo, e Atlético Mineiro, todos pelo mesmo placar de 2 × 0. No último meio de semana, o time treinado por Mano Menezes foi superado pelo América Mineiro pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, e se complicou demais no torneio milionário da CBF. Para virar a eliminatória, precisará vencer em casa por três gols de diferença para avançar à próxima fase.

Com apenas sete pontos ganhos na 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, o Internacional terá o maior rival pela frente neste final de semana. O Colorado enfrentará o Grêmio, na casa do adversário, às 18h30 deste domingo (21). Em caso de derrota, ou empate, é bem possível que o treinador Mano Menezes seja dispensado do cargo, já que os últimos resultados do time em campo deixaram a torcida, e principalmente o torcedor, muito insatisfeitos com o desempenho do time, e o trabalho do treinador. Portanto, a 7ª rodada do Brasileirão será crucial para o andamento do time em 2023.

Jogando no futebol da Rússia, mas com passagem anterior pelo Internacional, o lateral-esquerdo Moisés é um dos jogadores indicado como possível participante do esquema investigado pela Operação Penalidade Máxima, que apura possíveis fraudes em jogos do Campeonato Brasileiro da Série A e B da temporada passada. Na ocasião, em jogo realizado na 18ª rodada do Brasileirão de 2022, o jogador foi cooptado por um dos apostadores para receber um cartão amarelo na partida contra o São Paulo. De acordo com alguns prints de conversas captados pela Polícia, Romarinho, um dos apostadores investigados, mandou uma foto de um malote de dinheiro que seria destinado para a conta do atleta, que teria mandado mensagem ao criminoso, avisando que o combinado foi cumprido.

Moisés foi advertido com o cartão amarelo aos 21′ do 2º tempo, quando arrancou pelo lado esquerdo, sofreu uma falta, mas por conta de uma reclamação, acabou punido pela arbitragem, que colocou o fato na súmula do jogo, alegando que o atleta teria desaprovado a decisão com palavras e gestos mais brutos. A partida marcou a despedida do lateral-esquerdo do Internacional, uma vez que, ao fim da partida, o atleta revelou sua saída para o CSKA.

Internacional não se manifestou após exposição do caso

A conversa entre Romarinho e Moisés foi curta e direta. Conforme as investigações, as falas do atleta para o apostador são prints repassados a terceiros. Após conversar com o lateral-esquerdo, o criminoso entrou em contato com Richard, volante do Cruzeiro, que foi citado em outro momento da investigação, e inclusive, foi afastado de suas atividades pela Raposa.

O Internacional não quis se manifestar sobre o caso, pois o jogador não faz mais parte do elenco Colorado, e não possui contato direto com o atleta. A assessoria do jogador afirmou desconhecer totalmente a informação de qualquer participação de Moisés com o esquema.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.