Chamado às pressas em meio ao Mundial sub-20, o técnico interino Ramon Menezes convocou 23 jogadores para defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra Guiné e Senegal, ambos em junho. Um dos nomes que chamou atenção na lista dos atletas brasileiros foi o atacante Malcom, ex-jogador do Corinthians, que está brilhando na temporada europeia.
Aos 26 anos, o ponta direita não fazia parte de uma convocação do Brasil há cinco anos, sendo inclusive apenas a segunda vez que defenderá a Amarelinha. Malcom foi o autor de 23 bolas nas redes em 27 partidas do Campeonato Russo pelo Zenit, que terminou campeão da competição. Ainda distribuiu sete passes para gol, o que deixa a média superior a uma participação em gol por jogo.
https://twitter.com/fczenit_en/status/1662847657650315269
Parte da geração vencedora do Corinthians em 2015, o jogador da Seleção Brasileira bateu seu recorde pessoal na temporada, pois além dos 23 gols pelo Russo, também marcou mais dois na Copa da Rússia e um na Supercopa, totalizando 26. A marca anterior era de 12 tentos pelo Bordeaux, da França, em 2017/18.
Esses números colocam Malcom no topo da lista dos brasileiros com mais gols na temporada europeia, considerando as 19 principais ligas nacionais do Velho Continente. Vale destacar que a Rússia está suspensa na UEFA por conta da invasão na Ucrânia.
Atrás do ex-Corinthians está Vinícius Júnior, autor de 23 bolas nas redes pelo Real Madrid, da Espanha. Apesar de lesionado desde fevereiro, Neymar, do Paris Saint-Germain, da França, fecha o pódio com 18 gols.
Veja os brasileiros com mais gols na temporada 2022/23 na Europa:
- Malcom (Zenit) – 26 gols
- Vinícius Júnior (Real Madrid) – 23 gols
- Neymar (PSG) – 18 gols
- Rodrygo (Real Madrid) – 17 gols
- Arthur Cabral (Fiorentina, da Itália) – 16 gols
- Gabriel Martinelli (Arsenal, da Inglaterra) e Galeno (Porto, de Portugal) – 15 gols
- Danilo (Feyenoord, da Holanda) – 14 gols
- Roberto Firmino (Liverpool, da Inglaterra) – 13 gols
- David Neres (Benfica, de Portugal), Felipe Anderson (Lazio, da Itália), Fernando (Red Bull Salzburg, da Áustria) e João Figueiredo (Istambul Basaksehir, da Turquia) – 12 gols