Atual melhor elenco da América do Sul, após a conquista da Copa Libertadores da América não vive um início de 2023 dos melhores. A equipe rubro-negra virou de ano com a esperança de três títulos em dois meses. A primeira competição, foi a Supercopa do Brasil, perdida para o Palmeiras em janeiro. Na sequência, o time embarcou para até então o maior desafio da temporada, sendo o Mundial de Clubes. Porém, de forma vexatória para alguns, o time acabou sendo eliminado na semifinal da competição e amargou a terceira colocação. Agora, disputou a Recopa Sul-Americana, diante do Independente de Valle, vencedora da Sul-Americana. Contudo, acabou ficando com o vice.
Com isso, o clima de festa nos bastidores do clube começou a virar de preocupação, uma vez que tamanho investimento que a equipe fez não foi o suficiente para conquistar nenhuma taça, causando um enorme desconforto entre todas as partes do clube. Além disso, outro fato que preocupa foi a chegada de Vitor Pereira, treinador português que no qual depositaram a esperança de bons resultados. Porém, os títulos perdidos começaram a deixar o seu nome em “cheque”.
Além disso, a saber, o clima entre jogadores e diretoria não vem sendo dos melhores pelos lados do Flamengo, ocasionando em mais conflito interno, que pode influenciar dentro do campo. Por outro lado, uma das maiores preocupações no momento são jogadores que não estão conseguindo desempenhar um bom papel dentro de campo, e um deles é do uruguaio Giorgian de Arrascaeta.

O meio de campo ainda não conseguiu apresentar o futebol que o consagrou como um dos melhores em sua posição no futebol brasileiro. O atleta vinha de temporadas espetaculares com a camisa 14 do Flamengo. No entanto, claramente a fase do atleta não é das melhores e seu início de ano é muito abaixo do esperado, principalmente por conta do seu nível.
No confronto desta terça-feira (28), o atleta fez o seu primeiro gol no ano, onde quebrou um jejum que perdurava desde o mês de outubro. seu gol marcado colocou o clube no jogo novamente, entretanto nas penalidades, o uruguaio perdeu o primeiro pênalti, na sequência o time do Equador converteu todos e terminou com o título.
Após a partida, o jogador concedeu entrevista, no qual admitiu que não está vivendo um dos seus melhores momentos e está com o futebol abaixo do esperado;
Eu sei que na parte técnica não estou no meu melhor, mas a gente tem que respeitar que às vezes as coisas não saem como a gente quer, às vezes a gente não está fino com a bola, e a forma de resolver isto é trabalhando e acreditando no trabalho do nosso treinador.





