Nesta segunda-feira (10), um grave ocorrido caiu como uma bomba no noticiário esportivo colombiano. Três jogadores do Once Caldas foram presos em flagrante, acusados por crime de extorsão. Segundo a polícia, o trio de atletas foi capturado na cidade de Manizales, quando receberam 500 mil pesos da estudante espanhola Juliana Echeverry Mesa, aparentemente, em troca da devolução de um celular roubado dias antes.
“Os criminosos ameaçaram vender o celular caso a vítima não entregasse a eles a quantia exigida (500 mil pesos)” -, disse o coronel Diego Fontal, comandante da Polícia Metropolitana de Manizales, em entrevista.
De acordo com informações advindas da imprensa colombiana, o flagrante foi feito na noite do último domingo (9) de Páscoa, aproximadamente às 9h25 do país e 19h25 (horário de Brasília). Com os três atletas já detidos, a expectativa é que a audiência contra eles ocorra ainda nesta segunda-feira (10), na cidade de Manizales.
Comunicado do Once Caldas
Através das redes sociais, o Once Caldas se manifestou. Dando satisfação aos torcedores, imprensa e público em geral, o clube confirmou o ocorrido em Manizales e repreendeu a ação dos três atletas. A instituição afirmou que não compactua com a conduta do trio e garantiu que está à disposição da justiça colombiana para qualquer colaboração.
https://twitter.com/oncecaldas/status/1645499280361410560?s=20
Quem são os jogadores
Conforme divulgou primeiramente o El Tiempo, maior jornal da Colômbia, os três atletas capturados pela polícia são: Guy Esteban García, Debinson Mateus e Santiago Mera, todos do Once Caldas, clube campeão da Copa Libertadores em 2004 e tetracampeão colombiano.
Esteban García é capitão e faz parte do time de base da instituição. Santiago Mera, por sua vez, tem 21 anos e é ponta-direita. Chegou ao clube na temporada passada. Já Debinson Mateus, de 22 anos, é um dos goleiros do plantel e defende as cores de Los Albos (apelido do Once Caldas na Colômbia) desde julho de 2021.





