Ela está de volta! No último sábado (20), Marta voltou a marcar um gol depois de longo tempo. A Rainha, que de pênalti, ajudou o Orlando Pride a vencer o Washington Spirit por 2 x 1, não balançava as redes desde 2022, quando sofreu grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Com o triunfo, o time da Flórida chegou aos 10 pontos ganhos e ocupa atualmente a 8ª colocação da National Women's Soccer League (liga de futebol feminino dos Estados Unidos).
Calm. Cool. Collected. 🐐@martavieiras10 | #PrideOrDie pic.twitter.com/kN47NoeHkw
— Orlando Pride – x (@ORLPride) May 20, 2023
Índice
Lesões de Marta
Principal nome do futebol feminino do Brasil, Marta ficou longe dos gramados por dez meses, após ter rompido o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em março de 2022, durante jogo pelo Orlando Pride. Em abril deste ano, dois meses depois de voltar a treinar e jogar, a camisa 10 acabou sofrendo outra contusão, dessa vez na coxa esquerda. Com o novo problema físico, a jogadora eleita seis vezes melhor do mundo não participou da Finalíssima, diante da Inglaterra, em Wembley, em que a Canarinho saiu derrotada nos pênaltis.
A preocupação com a saúde física de Marta é inquestionável. A primeira lesão dessa gravidade na carreira da craque chegou aos 36 anos. A vitalidade e o vigor já não são mais os mesmos, contudo a raça, resiliência e vontade de vencer permanecem intactos. Durante sua recuperação, Marta demonstrou muita força mental. Cinco meses após a cirurgia realizada em 14 de abril de 2022, a camisa 10 falou sobre a vontade de voltar à Seleção o mais rápido possível para poder disputar seu último Mundial.
Copa do Mundo Feminina
Marta muito provavelmente será convocada e disputará sua sexta e última Copa do Mundo na carreira. A competição acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, na Nova Zelândia e Austrália.
A Copa do Mundo Feminina traz uma nova configuração para disputa neste ano. Agora, o Mundial conta com 32 seleções, e não mais 24 como era anteriormente. A dinâmica, no entanto, continua a mesma: os dois melhores países de cada chaveamento se classificam para a fase de mata-mata. A diferença é que agora teremos oito grupos, cada um com quatro seleções.
O Brasil de Marta está no Grupo F, junto de França, Panamá e Jamaica. Abaixo, confira as datas e horários dos três primeiros jogos da Amarelinha na fase inicial do Mundial.
Jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina
- 24/07 (08h) – Brasil x Panamá;
- 29/07 (07h) – Brasil x França;
- 02/08 (07h) – Brasil x Jamaica;
Números de Marta na Seleção Brasileira
Marta defende a Seleção Brasileira desde 2002. De lá para cá, disputou cinco edições de Copa do Mundo e outras cinco de Olimpíadas. Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, a camisa 10 é a maior artilheira da história da Canarinho e do Mundial, ambas entre homens e mulheres.
Marta já balançou as redes 291 vezes em 468 jogos ao longo de sua vitoriosa e brilhante carreira. Contando apenas a Seleção Brasileira, a maior artilheira da história das copas (feminina e masculina) já marcou 118 gols em 180 partidas.