Ela está de volta! Marta encerra jejum, marca em vitória do Orlando e mira retorno à Seleção na Copa do Mundo

Ela está de volta! No último sábado (20), Marta voltou a marcar um gol depois de longo tempo. A Rainha, que de pênalti, ajudou o Orlando Pride a vencer o Washington Spirit por 2 x 1, não balançava as redes desde 2022, quando sofreu grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Com o triunfo, o time da Flórida chegou aos 10 pontos ganhos e ocupa atualmente a 8ª colocação da National Women's Soccer League (liga de futebol feminino dos Estados Unidos).

Lesões de Marta

Principal nome do futebol feminino do Brasil, Marta ficou longe dos gramados por dez meses, após ter rompido o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em março de 2022, durante jogo pelo Orlando Pride. Em abril deste ano, dois meses depois de voltar a treinar e jogar, a camisa 10 acabou sofrendo outra contusão, dessa vez na coxa esquerda. Com o novo problema físico, a jogadora eleita seis vezes melhor do mundo não participou da Finalíssima, diante da Inglaterra, em Wembley, em que a Canarinho saiu derrotada nos pênaltis.

A preocupação com a saúde física de Marta é inquestionável. A primeira lesão dessa gravidade na carreira da craque chegou aos 36 anos. A vitalidade e o vigor já não são mais os mesmos, contudo a raça, resiliência e vontade de vencer permanecem intactos. Durante sua recuperação, Marta demonstrou muita força mental. Cinco meses após a cirurgia realizada em 14 de abril de 2022, a camisa 10 falou sobre a vontade de voltar à Seleção o mais rápido possível para poder disputar seu último Mundial.

Copa do Mundo Feminina

Marta muito provavelmente será convocada e disputará sua sexta e última Copa do Mundo na carreira. A competição acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, na Nova Zelândia e Austrália.

A Copa do Mundo Feminina traz uma nova configuração para disputa neste ano. Agora, o Mundial conta com 32 seleções, e não mais 24 como era anteriormente. A dinâmica, no entanto, continua a mesma: os dois melhores países de cada chaveamento se classificam para a fase de mata-mata. A diferença é que agora teremos oito grupos, cada um com quatro seleções.

O Brasil de Marta está no Grupo F, junto de França, Panamá e Jamaica. Abaixo, confira as datas e horários dos três primeiros jogos da Amarelinha na fase inicial do Mundial.

Jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina

  • 24/07 (08h) – Brasil x Panamá;
  • 29/07 (07h) – Brasil x França;
  • 02/08 (07h) – Brasil x Jamaica;

Números de Marta na Seleção Brasileira

Marta defende a Seleção Brasileira desde 2002. De lá para cá, disputou cinco edições de Copa do Mundo e outras cinco de Olimpíadas. Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, a camisa 10 é a maior artilheira da história da Canarinho e do Mundial, ambas entre homens e mulheres.

Marta já balançou as redes 291 vezes em 468 jogos ao longo de sua vitoriosa e brilhante carreira. Contando apenas a Seleção Brasileira, a maior artilheira da história das copas (feminina e masculina) já marcou 118 gols em 180 partidas.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.