Após dois anos longe da Série A do Campeonato Brasileiro, o Vasco retornou à elite do futebol nacional e em seis rodadas vem “patinando” para se adaptar. Até aqui são quatro empates na campanha, que conta com uma vitória difícil na abertura contra o Atlético-MG e uma derrota para o Bahia, em São Januário. Buscando reforçar o elenco, Mauricio Barbieri deu o “ok” e trouxe recentemente o argentino Gabriel Carajabal e o jovem Rwan Cruz do Santos, equipe que enfrenta neste domingo (14).
A dupla não poderá ser utilizada hoje contra o Peixe por impedimento dos contratos.
🆚 Santos
🏆 Brasileirão
🏟 São Januário
🕓 16h
📺 TV Globo e Premiere
🎙 VascoTV (pré-jogo e narração)
🌎 @brasileiraoplay#VascoDaGama pic.twitter.com/yJ7qYMfjd6— Vasco da Gama (@VascodaGama) May 14, 2023
Desde o fim de março emprestado ao Gigante da Colina, Rwan atuou apenas 32 minutos, dividido entre os duelos contra Bahia e Fluminense. Questionado na coletiva, Barbieri explicou o porquê do jovem de 21 anos não estar atuando.
“O Rwan é um menino que finaliza muito bem. Nos treinos sempre faz complemento de finalização, tem bastante mobilidade. É uma das coisas que tenho procurado ajustar para que ele consiga controlar um pouco mais essas movimentações. Em alguns momentos ele sai muito da zona que seria o atacante. Faz parte do processo, é um elenco em formação, com jogadores em formação. Não é o caso do Gabriel (Carabajal) por conta da idade, mas está se adaptando a forma de jogar. O Rwan tem 21 anos“, expôs.
Também por empréstimo, o meia Carabajal chegou em 20 de abril ao Vasco e foi utilizado por 30 minutos na partida com o Bahia. Para o jogador de 31 anos, a questão é a intensidade, como apontou o técnico da equipe carioca.
“O Carabajal disse que estava acostumado a jogo mais cadenciado antes, mas que já tinha feito jogos com bastante intensidade na Argentina. Ele falou: ‘vou me adaptar, preciso de um tempo'. Ele mesmo disse que era muito mais fácil você sair de uma situação de grande intensidade e depois baixar do que o contrário. Isso envolve tempo. Fez uma semana muito boa antes do jogo contra o Bahia. Não conseguiu, sabe disso e vem trabalhando“, explicou Barbieri.
No total, Rwan e Carajabal têm 62 minutos em campo, e o comandante vascaíno aponta que ainda estão se adaptando à maneira que o time joga, principalmente em relação à intensidade nos treinamentos.
Santos e Vasco entram em campo às 16h (horário de Brasília), em São Januário. A dupla emprestada pelo clube paulista só poderá voltar a jogar no outro sábado (20), contra o São Paulo, no Morumbi.