Na manhã desta segunda-feira (24) começou a circular nas redes sociais um vídeo em que um morador de rua se emociona ao ver que era servido pelo ex-capitão da seleção brasileira Dunga durante uma ação para distribuição de alimento para pessoas em situação de rua.
No vídeo, o senhor reconhece o ex-jogador e relembra de dois momentos importantes da carreira de Dunga, um pela seleção brasileira e outro pelo Internacional, além de pedir um abraço, sendo prontamente atendido pelo ex-volante.
Dunga estava distribuindo alimentos com pessoas em situação de rua e foi reconhecido por um senhor, morador de rua, que ficou extremamente emocionado. 🥺😍#futebol #dunga pic.twitter.com/USZ4w5p5Gu
— Katharina Gurgel (@Kathgurgel) July 24, 2023
A ação faz parte de um projeto chamado “Seleção do Bem”, liderado pelo ex-jogador na capital gaúcha. O movimento ganhou destaque pela primeira vez durante a pandemia do coronavírus, em 2020, quando Dunga e voluntários distribuíram alimentos e itens de abrigo para moradores de rua. Na época, jogadores de Grêmio e Internacional deixaram de lado a rivalidade e contribuíram com 25 toneladas de alimentos.
Índice
O gol que salvou o Internacional
Já perto do fim da carreira, Dunga voltou ao clube que o revelou em 1999 e foi extremamente importante para que o Colorado não caísse para a Série B naquele ano. O Inter chegou ao último jogo da primeira fase do Brasileirão precisando vencer o Palmeiras, que buscava a classificação ao mata-mata, para escapar do rebaixamento.
O jogo começou atrasado por causa de um reparo em uma das redes e teve um primeiro tempo bem morno. A etapa complementar foi bem diferente, com boas chances para os dois times. No entanto, o placar só foi aberto aos 36 minutos, quando Dunga cabeceou para o gol após cobrança de falta e garantiu a vitória que manteve a equipe gaúcha na primeira divisão.
O pênalti em 98
A outra lembrança do morador foi de um momento bastante para o Brasil um ano antes do gol que salvou o Inter. Em 1998, o Brasil se viu em uma semifinal bastante complicada contra a Holanda na Copa do Mundo da França. Após um empate por 1 x 1 no tempo regulamentar e 0 x 0 na prorrogação, então com gol de ouro, a decisão da vaga na final foi para os pênaltis.
Taffarel foi o grande destaque ao pegar dois pênaltis, mas uma das cenas mais marcantes da disputa foi a comemoração do então capitão da seleção após converter sua cobrança e garantir uma vantagem ainda maior para a seleção.
O apoio nas redes sociais
Nas redes sociais, muitos fãs de futebol ressaltaram o lado humano de Dunga. Alguns torcedores gaúchos afirmaram que não é algo incomum ver o ex-jogador em ações beneficentes em Porto Alegre, mas sem muito alarde por preferência do próprio.
Outros torcedores afirmaram que já criticaram bastante Dunga, mas que era necessário reconhecer o papel prestado por ele após a aposentadoria.
Ele foi um dos jogadores mais injustiçados,massacrado por parte da imprensa esportiva,foi um campeão, depois como treinador fez um bom trabalho,pela seleção,pelo menos não foi eliminado de maneira vexatória, como outros.
Ele tem projetos sociais em poa e faz muito.
É gigante.— Reginaldo (@Reginal61382356) July 24, 2023
Emocionante!! Como o esporte marcou a vida desse homem, na triste situação de rua, uma boa lembrança alegra o coração. Felicidades ao Dunga por estar ali🙏🏻👏🏻👏🏻
— Ester Polli (@EsterPolli2) July 24, 2023
Dunga é um cara difícil, mas faz anos que eu ouço falar sobre a participação dele em sopões, distribuição de agasalho pra moradores de rua e demais campanhas de caridade.
Acho muito digno da parte dele. Bonito. https://t.co/MAmO8pCRO3— Tércio Sonic (@bequebomdebola) July 24, 2023
🥹♥️ Bah,sem comentários… obs: Dunga participa de muitas acões,na pandemia ele foi incansável. Ouvi de jornalistas,que ele não fala muito sobre. Ele age. https://t.co/42V1HMpxYR
— Luciane Carvalho🌈🇮🇩 (@lcarvalhors) July 24, 2023
Não sei se a galera de fora do RS tem conhecimento, mas o Dunga executa inúmeros projetos sociais no RS há bastante tempo. Um ser humano diferenciado
— Felipe Stumpf (@FelipeStumpf) July 24, 2023
Krlh mano, não sabia disso do Dunga, que foda!! Fiquei mais fã dele!!
— Riic-Hard #SRN É TRI E TETRA POHA 🏆🏆🏆 (@RiicFlaFDSKKKKK) July 24, 2023
Um dos grandes capitães da nossa história! Deixou seu legado e se faz trabalhos sociais, tem o meu respeito e admiração.
— David Simões (@DavidSimoes1313) July 24, 2023
A carreira como técnico
Após se aposentar do futebol em 2000 com a camisa do Internacional, Dunga foi o técnico da seleção brasileira no ciclo da Copa do Mundo de 2010, conquistando a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009, mas sendo eliminado pela Holanda nas quartas de final do Mundial na África do Sul.
Ele teve uma breve passagem pelo Internacional em 2013 e foi demitido após quatro derrotas seguidas no returno do Brasileirão. Dunga voltou a comandar a seleção depois do Mundial de 2014 e acabou caindo após dois insucessos em Copas Américas: a eliminação nas quartas de final da edição de 2015 e a queda ainda na primeira fase do torneio de 2016.