Dunga é reconhecido por morador de rua em vídeo emocionante; assista

Fã em situação de rua relembra grandes momentos do ex-jogador com as camisas do Brasil e do Inter

Na manhã desta segunda-feira (24) começou a circular nas redes sociais um vídeo em que um morador de rua se emociona ao ver que era servido pelo ex-capitão da seleção brasileira Dunga durante uma ação para distribuição de alimento para pessoas em situação de rua.

No vídeo, o senhor reconhece o ex-jogador e relembra de dois momentos importantes da carreira de Dunga, um pela seleção brasileira e outro pelo Internacional, além de pedir um abraço, sendo prontamente atendido pelo ex-volante.

A ação faz parte de um projeto chamado “Seleção do Bem”, liderado pelo ex-jogador na capital gaúcha. O movimento ganhou destaque pela primeira vez durante a pandemia do coronavírus, em 2020, quando Dunga e voluntários distribuíram alimentos e itens de abrigo para moradores de rua. Na época, jogadores de Grêmio e Internacional deixaram de lado a rivalidade e contribuíram com 25 toneladas de alimentos.

O gol que salvou o Internacional

Já perto do fim da carreira, Dunga voltou ao clube que o revelou em 1999 e foi extremamente importante para que o Colorado não caísse para a Série B naquele ano. O Inter chegou ao último jogo da primeira fase do Brasileirão precisando vencer o Palmeiras, que buscava a classificação ao mata-mata, para escapar do rebaixamento.

O jogo começou atrasado por causa de um reparo em uma das redes e teve um primeiro tempo bem morno. A etapa complementar foi bem diferente, com boas chances para os dois times. No entanto, o placar só foi aberto aos 36 minutos, quando Dunga cabeceou para o gol após cobrança de falta e garantiu a vitória que manteve a equipe gaúcha na primeira divisão.

O pênalti em 98

A outra lembrança do morador foi de um momento bastante para o Brasil um ano antes do gol que salvou o Inter. Em 1998, o Brasil se viu em uma semifinal bastante complicada contra a Holanda na Copa do Mundo da França. Após um empate por 1 x 1 no tempo regulamentar e 0 x 0 na prorrogação, então com gol de ouro, a decisão da vaga na final foi para os pênaltis.

Taffarel foi o grande destaque ao pegar dois pênaltis, mas uma das cenas mais marcantes da disputa foi a comemoração do então capitão da seleção após converter sua cobrança e garantir uma vantagem ainda maior para a seleção.

O apoio nas redes sociais

Nas redes sociais, muitos fãs de futebol ressaltaram o lado humano de Dunga. Alguns torcedores gaúchos afirmaram que não é algo incomum ver o ex-jogador em ações beneficentes em Porto Alegre, mas sem muito alarde por preferência do próprio.

Outros torcedores afirmaram que já criticaram bastante Dunga, mas que era necessário reconhecer o papel prestado por ele após a aposentadoria.

A carreira como técnico

Após se aposentar do futebol em 2000 com a camisa do Internacional, Dunga foi o técnico da seleção brasileira no ciclo da Copa do Mundo de 2010, conquistando a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009, mas sendo eliminado pela Holanda nas quartas de final do Mundial na África do Sul.

Ele teve uma breve passagem pelo Internacional em 2013 e foi demitido após quatro derrotas seguidas no returno do Brasileirão. Dunga voltou a comandar a seleção depois do Mundial de 2014 e acabou caindo após dois insucessos em Copas Américas: a eliminação nas quartas de final da edição de 2015 e a queda ainda na primeira fase do torneio de 2016.

Matheus R. Ribeiro

Matheus R. Ribeiro

Matheus R. Ribeiro é natural de Uberlândia (MG), onde se formou em Jornalismo no Centro Universitário do Triângulo (Unitri) em 2014. Antes de chegar ao FNV, passou por Trivela, ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.