Treinadores sul-americanos sempre tiveram seu espaço no futebol brasileiro. Antes mesmo do advento da escola portuguesa de técnicos dominarem o Brasil nos últimos anos, tivemos por aqui, uma grande onda de treinadores de outros países do nosso continente.
Nos anos 1970, por exemplo, tivemos José Poy, argentino que treinou a Portuguesa de Desportos, sem contar outros que pintaram no Brasil nos anos 2000, como Diego Aguirre, Juan Carlos Osorio, Daniel Passarela entre outros.
Um dos treinadores que mais chamaram a atenção e que caiu nas graças do torcedor brasileiro foi o chileno Jorge Sampaoli. Responsável por transformar o futebol do seu país de origem e que encantou ao mundo em três momentos: nos títulos da Sul-Americana da Universidad do Chile em 2011, títulos da Copa América com a seleção em 2015 e 2016.
Seu estilo ofensivo e muito intenso de trabalhar se traduzia em campo e produziu verdadeiras máquinas de fazer gols, fazendo de uma partida de futebol com a sua presença um verdadeiro espetáculo.
Sua passagem mais recente no futebol brasileiro foi no Atlético Mineiro em 2020, quando levou o Galo ao terceiro lugar no Campeonato Brasileiro daquele ano, marcado pelas complicações de calendário e jogos sem torcida por conta da pandemia de Covid-19.
Sampaoli foi demitido após fazer um trabalho aquém do esperado no Sevilla da Espanha, time o qual treinou assim que saiu do Santos em 2019 e agora está livre no mercado, o que pode ser uma opção interessante aos times que se preparam para o Campeonato Brasileiro da Série A.
“O Sampaoli foi muito importante ao Galo naquela época. Ele trouxe muitos jogadores. O Eduardo Coudet não viria para cá antigamente. Veja a estrutura do Galo, tem o dedo do Sampaoli lá. Mas tem um pouco de azar, também.”
🎙 Rubens Menin.
📸 Divulgação/Bruno Cantini pic.twitter.com/qQM8EfLNKN— Central do Galo (@CentralDoCAM) March 25, 2023
Rubens Menin elogia e relembra passagem de Sampaoli pelo Galo
A principal face da nova gestão do Atlético Mineiro, o empresário Rubens Menin, falou sobre a passagem do chileno pelo clube, revelando que boa parte da estrutura vitoriosa conquistada pelo time recentemente, foi fruto do trabalho do treinador, que por muito pouco não levantou o caneco do Brasileirão em 2020.
Rubens ainda afirmou que a vinda do argentino para o Atlético Mineiro abriu as portas para que outros técnicos estrangeiros viessem para o Galo, o que em outras épocas seria muito difícil de acontecer.
“O Sampaoli foi muito importante ao Galo naquela época. Ele trouxe muitos jogadores. O Eduardo Coudet não viria para cá antigamente. Veja a estrutura do Galo, tem o dedo do Sampaoli lá. Mas tem um pouco de azar, também”, disse o cartola.
Sampaoli chegou ao Atlético em março de 2020 e deixou o clube em fevereiro de 2021. Em 45 jogos no Galo, foram 26 vitórias, nove empates e dez derrotas – 64,44% de aproveitamento. Sob seu comando, o Atlético chegou a liderar o Brasileirão durante nove rodadas, mas faltou gás para manter o ritmo e concretizar o título, que acabou ficando com o Flamengo.
Foto Destaque: Divulgação





