Fernando Diniz comandou o seu primeiro treino como técnico da Seleção nesta terça-feira (5). No gramado do Mangueirão, em Belém, o treinador teve quase todo o grupo à disposição para iniciar os trabalhos em preparação para a estreia, na próxima sexta-feira (8), às 21h30 (horário de Brasília), ali mesmo no estádio, contra a Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A exceção ficou por conta de Gabriel Jesus. O atacante foi convocado de última hora pelo técnico e desembarca na noite desta terça. Ele será o último a chegar, após ter sido chamado para o lugar de Antony, que acabou cortado por Diniz.
A imprensa teve acesso a apenas 30 minutos da atividade, e foi suficiente para ver que Neymar está plenamente recuperado de lesões musculares que ameaçaram a sua convocação. Recuperado de lesões musculares na coxa direita, o camisa 10 apareceu no gramado com uma atadura na mão direita. Nada que o impedisse de treinar normalmente ao lado dos outros 21 companheiros que já estão em Belém.
Neymar não atua em uma partida oficial desde fevereiro, quando ainda defendia o PSG. Suas lesões musculares chegaram a render uma declaração polêmica de Jorge Jesus, técnico do Al-Hilal, que disse que o atleta sequer teria condições de estar em campo pela Seleção.
https://twitter.com/eduardodeconto/status/1699170155161383284
Índice
Diniz se empolga com Neymar
Mas o parecer de Fernando Diniz é bem diferente. A Trivela apurou que o técnico está muito empolgado com o que Neymar pode entregar pela Seleção, mesmo após tanto tempo parado. O relato é de que o jogador chegou “voando”. Durante os poucos minutos de treino, foi possível acompanhar apenas dois trabalhos em campo reduzido. O atacante participou ativamente das atividades e parecia animado com o convívio com os companheiros.
O técnico tem contato direto com Neymar desde que assumiu a Seleção. Muito de seu retorno na primeira convocação após a Copa de 2026 se deve à relação e à presença de Diniz. A tendência é de que ele seja titular. Se não, contra a Bolívia, certamente contra o Peru, em Lima.
Goleiros trabalham com os pés
Após um primeiro período de aquecimento, Diniz dividiu seus dois auxiliares, Eduardo Barros e Wagner Bertelli, para comandar trabalhos separados em campo reduzido. Ali, os goleiros participaram da atividade ao lado dos demais defensores, já para exercitar o jogo com os pés. Este é um dos pilares do estilo de jogo de do treinador, que gosta que suas equipes saiam jogando por baixo.
Inclusive, a Trivela apurou que o preparador de goleiros do Corinthians, Marcelo Carpes, foi chamado pelo técnico justamente por seu trabalho com Cássio neste quesito. A avaliação é de que o goleiro evoluiu muito desde a chegada do profissional.
Os convocados por Fernando Diniz:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Lucas Perri (Botafogo) e Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Marselha);
- Zagueiros: Ibañez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
- Atacantes: Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona).
Programação da Seleção em Belém
- Terça-feira
17h30:Treino no Estádio Mangueirão
19h30-20h: Entrevista coletiva - Quarta-feira
17h30: Treino no Estádio Mangueirão
19h30-20h: Entrevista coletiva - Quinta-feira
17h30: Treino oficial no Estádio Mangueirão
19h30-20h: Entrevista coletiva - Sexta-feira
21h30: Brasil x Bolívia – 1ª rodada das Eliminatórias da Copa de 2026
Quando Diniz vai estrear na seleção brasileira?
Fernando Diniz estreia como técnico da Seleção no duelo com a Bolívia, no próximo dia 8, às 21h45 (horário de Brasília), no Mangueirão, pela primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Depois, no dia 12, às 23h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta o Peru, no Estádio Nacional, em Lima.
A comissão técnica e os jogadores desembarcam em Belém a partir da próxima segunda-feira (4). Diniz terá três treinos com os atletas antes da primeira partida – todos eles, no Estádio Mangueirão. Do Pará, a Seleção parte para Lima no sábado, com mais dois treinos previstos antes do duelo com o Peru.