O São Paulo possui uma das melhores categorias de base do Brasil, revelou jogadores importantes na história do futebol, incluindo Kaká, ídolo do Milan e vencedor da bola de ouro. Além disso, um atleta da Inter Milão já passou pelas categorias de base do Tricolor Paulista. Contudo, o jogador ficou apenas quatro meses na equipe e logo voltou ao país natal.
Titular da Internazionale teve rápida passagem pelo São Paulo
A Internazionale é um dos principais times do futebol europeu. Atualmente, o clube está na semifinal da UEFA Champions League, enfrenta o rival Milan nesta terça-feira (16). Na ida, Henrikh Mkhitaryan marcou um dos gols e ajudou o time a conquistar a vitória pelo placar de 2 x 0.
O fato interessante envolvendo Henrikh Mkhitaryan é que o jogador já passou pelas categorias de base do São Paulo. Aos 14 anos, o meio-campista treinou durante quase meses no Tricolor Paulista.
A passagem de Mkhitaryan pelo São Paulo aconteceu por conta de um acordo entre o governo da Armênia e o clube paulista. O jogador realizou atividades e foi colega de quarto de Hernanes, que também estava nas categorias de base do clube.
The early days @SaoPauloFC #brazil 🇧🇷 pic.twitter.com/BSm9kY2Zpu
— Henrikh Mkhitaryan (@HenrikhMkh) May 18, 2018
Após a rápida passagem pelo São Paulo, Mkhitaryan voltou ao FC Pyunik U18, onde ficou até 2006. Logo em seguida, assinou com o Pyunik Erewan, também da Armênia. O destaque na Europa começou no Borussia Dortmund. Com Reus, Gotze, Lewandowski e outros atletas, Henrikh chegou a final da UEFA Champions League 2012/13, mas perdeu a final para o rival Bayern de Munique.
Com passagens pelo Manchester United, Arsenal e Roma, times em que o jogador não brilhou, Henrikh Mkhitaryan recebeu uma chance na Internazionale, onde é um dos destaques na atual época. Na temporada 2022/23, o jogador disputou 47 jogos, marcou cinco gols e deu duas assistências. Na nova equipe, o atleta não é mais aquele ponta de velocidade, atua mais centralizado, como um meio-campista.