Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil, o Grêmio foca seus esforços na disputa do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (30), o time treinado por Renato Gaúcho, encara o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 3ª rodada da competição. O Tricolor vai em busca da reabilitação, já que na rodada anterior, acabou derrotado pelo Cruzeiro pelo placar de 1 x 0. Na estreia, o time gaúcho venceu o Santos, também por 1 x 0, e neste momento, é o 13º colocado na tabela de classificação do Brasileirão.
Por conta do jogo no meio de semana contra o ABC de Natal, Renato Portaluppi pode escalar um time misto para o duelo diante do Dourado. Nos últimos dias, o comandante técnico do time do Grêmio, se envolveu em uma polêmica com o goleiro Adriel, uma das boas revelações da base do clube nos últimos anos, após o atleta ter se chateado com o treinador por conta de declarações feitas pelo comandante em entrevista coletiva, e que na opinião do jogador, teriam exposto o arqueiro de forma desnecessária. Na partida em questão, o goleiro ficou fora do confronto diante do Cruzeiro, o que foi explicado como consequência de atos de indisciplina por Renato Gaúcho.
“É um recado, estamos fechados. Se lá atrás os empresários, alguns, circulavam no clube e ajudavam a decidir algumas coisas, acabou. O clube hoje tem comando. Adriel não jogou hoje e essa pergunta tem que fazer para ele. É uma consequência de coisas que ele tem feito, o clube tem a cartilha e tem que seguir isso. Já conversei com ele quatro, cinco vezes, tem que escutar quem quer o bem dele, quem está no clube”, afirmou Renato Gaúcho.
Com todo este clima desfavorável ao jovem goleiro, um time da Europa despertou o interesse no atleta. O Napoli, que está prestes a conquistar o título do Campeonato Italiano, está monitorando o jogador e deve apresentar uma proposta oficial na janela do meio do ano, o que pode fazer com que o jogador saia do clube em breve.
Napoli monitora a situação de Adriel, goleiro do Grêmio #Aprizion https://t.co/QRpj7eku9j +Sports https://t.co/szPlBDT2yt
— Aprizion Brasil News 1 (@aprizion) April 29, 2023
Presidente do Grêmio apoiou decisão de Renato Gaúcho em caso Adriel
Adriel teria sido cortado do time titular por ter desrespeitado algumas regras de convivência, e uma sucessão de erros cometidos pelo atleta teriam levado ao seu corte no último dia 22 de abril, data da partida contra o Cruzeiro. O fato que culminou de forma definitiva com a sua punição foi uma entrevista do arqueiro concedida sem a autorização do departamento de comunicação do Grêmio.
Um dos trechos da entrevista, o goleiro discorre sobre o posicionamento defensivo do time em cobranças de escanteio, que foi publicado no mesmo dia da partida contra os mineiros, e teria desagradado bastante à comissão técnica, neste contexto, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, teria declarado apoio à decisão do treinador Renato Gaúcho.
“Dentro do vestiário existe uma relação de confiança. O Renato tomou a decisão, tínhamos conhecimento, apoiamos. Na entrevista as coisas tomaram outra dimensão. Não só a entrevista, mas a repercussão da entrevista e depois o que esse empresário vem a falar e comentar sobre o assunto. Existe uma cartilha. A marcação das entrevistas para os jogadores de futebol são feitas pela assessoria de comunicação. E não foi feita assim. É um acúmulo de coisas”, disse o mandatário.