Desinteresse na final da Libertadores preocupa Conmebol

A baixa procura pelos ingressos da final da Copa Libertadores da América 2022, entre Flamengo x Athletico/PR, que acontece neste sábado (29), às 17h (horário de Brasília), no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil (EQU), está tirando o sono do presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) Alejandro Dominguez.

A experiência ruim da final da Copa Sul-Americana entre São Paulo x Independiente Del Valle, em Córdoba (ARG), no início deste mês, fez a luz amarela piscar entre os dirigentes da entidade e dos clubes envolvidos no evento deste final de semana. Por isso, os respectivos presidentes de Flamengo e Athletico/PR, Rodolfo Landim e Mário Petraglia, estiveram reunidos com representantes do governo do Equador para reduzir possíveis dificuldades para as torcidas. Abriu-se a possibilidade de sorteios de ingressos para a população local por meio de promoções.

O que já se sabe é que os valores dos pacotes para assistir o jogo foram reduzidos em 15% há uma semana e estão sendo vendidos por cerca de R$18.200,00, sendo que com o voo fretado, há um acréscimo de mais R$1.500,00. Agora, Dominguez quer um empenho maior dos dois clubes para que se facilite o acesso dos torcedores até o momento da partida. Há uma expectativa da chegada de 170 ônibus, de maioria flamenguista.

Mesmo marcado para um estádio que cabe menos de 60 mil pessoas, ainda assim não há esperanças que se alcance a lotação máxima. Os organizadores acreditam que os números não devem chegar nem a 70% de público pagante.

A opinião quase unânime de especialistas nesse tipo de evento é que a Conmebol se equivocou ao adotar a final única, como se faz na Europa, e ainda numa cidade sem infraestrutura. Há ainda a preocupação com a segurança, pois uma equipe de TV local, que fazia uma reportagem sobre o jogo, foi abordada por bandidos encapuzados sobre uma moto, na porta do estádio. Eles fugiram após serem avisados pela repórter que estavam numa transmissão ao vivo. 

Guayaquil tem 122 hotéis, mas o número de leitos é insuficiente e equivale a 21% do público esperado. Além disso, há dificuldades de chegar à cidade, porque não há voos diretos dos principais aeroportos internacionais de São Paulo ou Rio de Janeiro, obrigando os passageiros a enfrentarem escalas em outras localidades ou até cumprir o restante do trajeto por ônibus. Para se ter ideia, o clube paranaense já vendeu mais ingressos para a sua fanzone, batizada de Furacão Fest, que está sendo montada na Arena da Baixada, do que para o jogo.

https://twitter.com/AthleticoPR/status/1580981781695692812

Atrações Programadas

A Conmebol anunciou que haverá atrações musicais brasileiras para a abertura da partida. Os shows serão do cantor carioca e flamenguista Buchecha, que vai agitar a torcida com vários sucessos atuais e também os da época que atuava junto com o parceiro Claudinho (morto em 2002), além do rapper atleticano Jessé, que canta o hino oficial da final da competição.

A canção se chama Glória Eterna e e foi interpretada em parceria com os artistas DoisP, Caio Luccas e Rel Firma Zica. Em 2019 e 2021, quem fez a abertura foi a cantora Anitta, representando a torcida do Flamengo. 

Foto Destaque: Divulgação/Conmebol

Mara Zanatta

Mara Zanatta

Sou jornalista desde 1997, formada na Universidade Católica de Santos e escreveu no extinto Jornal Expresso Popular de Santos, do Grupo Tribuna.
Participou de diversas ONGs voltadas para a diversidade étnica e social, através de trabalhos voluntários. Também acompanha esportes olímpicos individuais, além de futebol. Curiosa e sempre antenada com as novas tendências.