No inicio da temporada, o Santos correu o risco de ser rebaixado para a segunda divisão do futebol estadual. O time que não conseguiu se classificar para a segunda fase do estadual nos anos de 2021 e 2022 vindo de atuações muito abaixo, principalmente para uma grandeza do que significa o clube no cenário nacional e mundial precisava se reinventar para conseguir iniciar o processo de tentar se reerguer, Isso porque, acaba sendo eminente um possível rebaixamento para a segunda divisão nacional, algo nunca acontecido em toda a sua história.
Dessa forma, a diretoria precisava pensar em nomes que pudessem dentro de campo ser o diferencial, dessa forma, muitos nomes passaram pela mesa dos cartolas santistas, até que surgiu o nome de Lucas Lima, um velho conhecido do Santos. Entretanto, quando começaram a aumentar os rumores da chegada do meio de campo de imediato torcedores mais radicais passaram a manifestar a indignação de ter a possibilidade de ver o jogador no time.
Isso porque, mesmo tendo sido revelado no Santos e com uma passagem relativamente positiva no tine, o atleta acabou se transferindo para o Palmeiras. Além disso, as suas declarações polêmicas em relação ao seu antigo clube começaram a causa incomodo entre os torcedores e também dirigentes do clube alvinegro, Resultando assim na reluta de ter o jogador novamente vestindo a camisa santista. Além do mais, alguns conselheiros foram completamente contras a vinda do atleta.
Por outro lado, a diretoria santista via como um bom investimento a chegada do jogador, que por sua vez estava livre, já que no tinha vínculo com o Fortaleza e nem o Palmeiras, antigo clube detentor dos direitos. Mesmo assim, o clube fez um contrato de produtividade com o jogador válido apenas por três meses. A intenção santista era avaliar seu desempenho neste período e se saísse conforme o esperado poderia ter seu vínculo prorrogado, assim feito.
Assim que chegou, certamente teriam a desconfiança de como Lucas Lima passaria a atuar no clube. Porém, o atleta tem se mostrado muito profissional onde tem sido um dos destaques do time na temporada. Mesmo não vindo a vaga para a segunda fase do Paulistão, Lucas Lima tem conseguido ajudar de forma ofensiva e defensiva no time. Até então, o meia soma quatro assistências até aqui, a última no confronto de ontem (9), diante do Iguatu pela Copa do Brasil.
O atleta tem se destacado positivamente, no qual hoje, é sem sombra de dúvidas o jogador mais importante no esquema de jogo montado por Odair Hellmann, no qual toda a distribuição de jogo passa por seus pés. Dessa forma, o Santos não terá outra saída a não ser aumentar o tempo de contrato do seu camisa 23.