O Internacional apresentou oficialmente, na tarde de quinta-feira (7), o lateral-esquerdo Dalbert. Em entrevista coletiva no Beira-Rio, o jogador, que completa 30 anos nesta sexta-feira (8), falou sobre a retomada da carreira profissional, construída na Europa e marcada por grave lesão, por conta da qual não atua há mais de um ano.
Apresentado e pronto pra vestir o manto em campo. Tamo junto, Dalbert! 👊🏽🔥 pic.twitter.com/LjEAALWfws
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) September 8, 2023
A última partida de Dalbert foi pelo Cagliari, em 15 de maio de 2022. No dia 14 de julho, durante pré-temporada com a Inter de Milão, o lateral-esquerdo rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho.
— Profissionalmente foi o período mais difícil da minha carreira. Só tenho que agradecer minha família, minha esposa, minha filha, meu pai, minha sogra, minha cunhada, que estiveram comigo no período em que estava me recuperando. Foi bastante complicado para mim. Mas meu empresário também esteve no meu lado, me apoiou bastante, me deu força — contou Dalbert.
Pronto para jogar
Agora, porém, o lateral garante estar totalmente recuperado. Segundo ele, pode ficar à disposição do técnico Eduardo Coudet já para os próximos jogos.
— Eu me sinto muito bem fisicamente. Sobre a lesão, estou recuperado, 100%. Já estava apto a jogar no período de fevereiro, março deste ano. Não joguei por outras situações, que não vêm ao caso neste momento. Neste período que acabou meu contrato com o clube em que estava [Inter de Milão], sempre trabalhei, batalhei para me recuperar. Se o treinador precisar de mim, estou pronto. Vai depender só deles — destacou Dalbert.
Contrato curto
Mesmo consciente da plena recuperação, o Inter tem cautela devido ao longo período sem atuar do jogador. Por isso, um contrato de produtividade foi assinado, com duração de apenas três meses — termina ao final desta temporada.
— O contrato que a gente fez acho que ficou bom para ambas partes. Creio que tenho total condição de fazer bons jogos neste período agora, até o final de 2023, e prolongar até o final de 2024. O objetivo é esse. Primeiramente ajudar a equipe, dar o melhor dentro de campo, assim que o treinador precisar de mim. Questão de contrato a gente pensa depois — comentou Dalbert.
Ofensivo, mas versátil
Em termos de características, o lateral reconheceu a qualidade maior na parte ofensiva. Mas destacou a evolução em outros quesitos nos anos de Europa ao ser questionado sobre como pode se encaixar no time de Coudet.
— Depende muito do treinador, daquilo que ele me pede. No Cagliari inclusive já joguei como meia-atacante. Na minha carreira também já fiz como zagueiro, já fiz várias posições. Estou muito mais preparado hoje mentalmente. Aprendi bastante na Itália a parte defensiva, que acho que deveria melhorar muito. A parte ofensiva também creio que tenho condições de ajudar bastante — afirmou.
Sem dificuldade para readaptação
Mesmo reconhecendo algumas diferenças do futebol brasileiro para o futebol europeu, como o calendário, Dalbert acredita que não terá dificuldades para readaptação. Inclusive, revelou que brinca com amigos que “a bola é redonda” em qualquer lugar.