Da Bola Ao Samba No Pé: Santos Tem Seus Representantes Nos Desfiles De Carnaval
Fevereiro é marcado pela maior festa brasileira que acontece no país. O carnaval tem por sua característica reunir as pessoas para festejar ou acompanhar os desfiles das escolas de samba. A tradição é forte no Brasil que algumas agremiações são oriundas de torcidas organizadas de futebol, como a Torcida Jovem, do Santos.
A escola que ficou em terceiro lugar em 2022 no Grupo de Acesso 2, neste ano trouxe o tema sobre a mãe Iemanjá. A comissão formada por China, Deko, Evandro, Jefferson Silvano e Nico foram os responsáveis por abordar essa temática.
Apesar de ser apenas a terceira divisão, a visibilidade cresceu conforme os anos e a Torcida Jovem sabe da responsabilidade de levar assuntos interessantes e ainda fazer um show espetacular que envolva as pessoas. Por isso, o samba enredo é outra importante “arma” para as escolas de sambas. A melodia e letra precisa com que seja algo que agrade e contagie o público.
Desa forma, Evandro destacou o processo de profissionalização e avanço nos estudos para apresentar um carnaval cada vez melhor. Ainda relatou haver muita diferença entre um Acesso a outro.
“Apesar que os Acessos da frente são Carnavais maiores também, então obviamente que tem que ter uma verba maior, mas poderia dar uma melhorada” – distacou Evandro, um dos membros da comissão da Torcida Jovem.
Torcida Jovem do Santos tem como tema no carnaval de 2023 a mãe Iemanjá – Foto: Divulgação/Carnavalesco
A apresentação da Torcida Jovem deste ano foi satisfatória, mostrando uma evolução das alas durante o desfile. A restrita verba destaca por Evandro, se tornou evidente com as fantasias “simples” apresentadas. Contudo, a bateria ‘Firmeza Total’ foi destaque onde apresentou um pelo entrosamento e uma excelente execução das bossas. Portanto, confira o samba enredo da Torcida Jovem:
Santos: samba enredo da Torcida Jovem
Yaô, prepare o padê
Farinha e dendê pra Exú guardião
Me conta na barra do dia
Que do mar surgia a mãe da criação
Ye! Iemanjá
Samba Kalunga de Angola, mikaiá
Ye! Iemanjá
Senhora dos peixes da nação Iorubá
Terra retinta ventre da vida
África, eru iyá
Sincretizada rainha do mar
Doce ilá que rola nas ondas
Tão belo ecoa em notas no ar
Inspira a arte e a fé que nos guia
Protege quem pesca na luz do luar
E vai… Quando o dia amanhecer
Minha prece mais sincera
E oferenda pra você
Mulher guerreira da pele preta
Reflete o teu poder
Odoyá! Odoyá!
Tem na Bahia o axé de Abeokutá
Janaína cantou, meu olhar marejou
A Jovem exalta Iemanjá
Foto: Divulgação/Torcida Jovem
Carolina Castro
Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.