Atual campeão mato-grossense, o Cuiabá faz campanha mediana e sem sustos neste início de Campeonato Brasileiro. Atual 14º colocado, o Dourado tem Deyverson, ex-atacante do Palmeiras, e Walter, ex-goleiro do Corinthians, como seus nomes mais badalados do elenco. No entanto, o que pouca gente sabe é que o Auriverde emplaca dois jogadores de menos holofote em um top 5 seleto do futebol brasileiro.
Levando em conta todos os atletas que disputam a Série A do Brasileirão, o Cuiabá possui dois jogadores no top 5 de maiores assistentes da temporada até o momento. O meio-campista uruguaio Pablo Ceppelini e o atacante Jonathan Cafú, que está emprestado pelo Corinthians, são os representantes do Dourado na seleta lista de principais ‘garçons' de 2023.
Cuiabá emplaca dupla em ranking de maiores ‘garçons'
Com nove assistências em 2023, Pablo Ceppelini ocupa a 3ª colocação no ranking de maiores assistentes da temporada do futebol brasileiro. Logo atrás do uruguaio, vem o companheiro de Cuiabá Jonathan Cafú, que tem oito passes para gol. Jhon Arias, do Fluminense, e Sander, do Goiás, com 12 e 11 respectivamente, lideram a lista.
Everton Cebolinha, atacante do Flamengo, completa o top 5. A lista, divulgada pelo Sofascore, site especializado em dados e estatísticas do futebol, ainda conta com nomes importantes e badalados da Série A do Brasileirão, como Luis Suárez (Grêmio), David Terans (Athletico-PR) e Lucas Lima (Santos).
Jogadores da Série A com mais assistências na temporada 2023! 🎩 pic.twitter.com/ok8BMY7u4P
— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 15, 2023
Pablo Ceppelini e Jonathan Cafú
Pablo Ceppelini chegou ao Cuiabá em janeiro de 2023. O meio-campista uruguaio, que acumula passagens por Peñarol (Uruguai), Cagliari (Itália), Cruz Azul (México) e Atlético Nacional (Colômbia), tem a construção de jogadas e a boa chegada ao ataque como pontos fortes de seu jogo. Na atual temporada, além das nove assistências, já marcou quatro gols com a camisa do Dourado.
O atacante Jonathan Cafú, como citado, pertence ao Corinthians e está emprestado ao Cuiabá desde a temporada 2021. Neste ano, o jogador de 31 anos, que tem passagens por São Paulo, Ponte Preta e Bourdeaux (França), tem sido peça importante da equipe auriverde. Já são quatro bolas na rede e oito assistências concedidas para o camisa 7.
Com a dupla Ceppelini e Cafú à disposição do técnico António Oliveira, o Cuiabá se prepara para enfrentar o líder Botafogo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes medem forças no dia 22 de junho (quinta-feira), às 20h (horário de Brasília), na Arena Pantanal, casa do Auriverde.