A missão do técnico Cuca na noite desta quarta-feira não é nada fácil. O time do Corinthians precisa tirar uma diferença de dois gols para se classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida da 3ª fase diante do Remo, o Timão foi derrotado pelo Leão Azul pelo placar de 2 x 0, e precisa de uma vantagem de pelo menos dois gols para levar a decisão para as penalidades máximas, e de três gols para se classificar diretamente.
Além da pressão vivida por conta da insatisfação com a chegada do treinador, que foi acusado de estupro em 1989, em Berna, na Suíça, Cuca precisa conviver com outra marca negativa em seus trabalhos, e tentar superar um obstáculo que o acompanha nos últimos anos, a demora para conseguir a sua primeira vitória no comando de um time. Sob seu comando pela 1ª vez, o Corinthians perdeu para o Goiás pelo placar de 3 x 1, jogando em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. Uma derrota para o Remo na noite desta quarta-feira representa a eliminação do time paulista na Copa do Brasil, e aumentaria ainda mais a pressão sobre o treinador.
Porém, em seus últimos trabalhos, o primeiro triunfo costuma chegar após uma média de quatro partidas. Foi assim em sua última passagem pelo Atlético Mineiro, em 2022, quando conseguiu sua primeira vitória somente após quatro jogos, com o Santos, no mesmo ano, quando o primeiro triunfo aconteceu no terceiro jogo, quando empatou contra o RB Bragantino, e depois perdeu para o Internacional, antes de vencer o Athletico Paranaense.
Em sua primeira passagem pelo Palmeiras em 2017, o trabalho de Cuca também demorou para engrenar. O treinador só conseguiu a sua primeira vitória com o Verdão após quatro partidas. O técnico perdeu quatro jogos seguidos para o Nacional do Uruguai, para o Audax, RB Brasil, e ainda foi goleado pelo Água Santa pelo placar de 4 x 1, a partir daí, o time se encontrou, e posteriormente seria campeão brasileiro. O novo técnico do Corinthians não terá muto tempo para começar a vencer, já que o torcedor já pede pela sua saída desde já. Uma eliminação para na Copa do Brasil esta noite pode significar o fim de um trabalho que nem ao menos começou direito.
⚫️⚪️ | Cuca está extremamente desanimado e pretende deixar o Corinthians após a partida contra o Remo, independentemente do resultado.
O treinador não esperava tamanha revolta e rejeição da torcida com sua pessoa.
📰 | @oMarcioReis_ / @OGabrielSa pic.twitter.com/dwNzusI6O0
— SCCP News (@_sccpnews) April 26, 2023
Cuca pode deixar o Corinthians, independente de resultado na Copa do Brasil
A pressão de boa parte do torcedor pela saída do técnico Cuca nas redes sociais e fora dela tem chateado, e abalado o treinador, segundo informações dos bastidores do clube. O nível de despontamento do técnico é tanto, que o mesmo pretende se desligar do cargo independente da classificação do time ou não na Copa do Brasil nesta quarta-feira (26).
No início da semana, alguns veículos de imprensa chegaram a publicar que o treinador teria pedido para sair do comando do clube, após a derrota para o Goiás, o que foi desmentido pouco tempo depois. Fato é que, a panela de pressão do Corinthians esquenta a cada minuto que passa, e pode explodir de vez em Itaquera, ou deixar para estourar no final de semana seguinte, quando o Timão enfrenta o maior rival, o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.