O Cruzeiro voltou a decepcionar seu torcedor e acumulou o quinto jogo consecutivo sem vitória no Campeonato Brasileiro. Na noite da última segunda-feira (14), a Raposa foi derrotada pelo Palmeiras, por 1 a 0, no Allianz Parque, em partida válida pela 19ª rodada. Apesar das duras críticas a alguns jogadores, o técnico Pepa passou a ser o personagem mais cobrado pelos cruzeirenses.
Mesmo diante de uma equipe superior tecnicamente, o Cruzeiro competiu e chegou a colocar o Palmeiras nas cordas em alguns momentos ao longo dos 90 minutos. No entanto, no apagar das luzes, Flaco López marcou de cabeça, ‘matou’ o time mineiro e deu a vitória ao Alviverde. Após o apito final, como citado, Pepa não passou impune pelos torcedores. As substituições e escolhas do treinador português tem irritado os cruzeirenses nos últimos jogos, e alguns inclusive, já começaram a pedir a ‘cabeça’ do comandante.
Posso falar baixinho aqui?
cansei do Pepa, inimigo da vitória pic.twitter.com/Bf5Co0vGLY
— Centra️l do CEC (@Centraldoocec) August 15, 2023
ainda dá briga se falar que o Pepa é limitado?
ou espera mais umas 3 rodadas com ele insistindo nas mesmas alternativas que não funcionam?
hoje alguém vai perguntar para ele porque o Arthur Gomes foi punido por ter feito 2 gols contra o Athletico-PR?
— Beto™ (@WelbertCampos) August 14, 2023
Diretoria, técnico e jogadores precisam acordar. O “jogar bem” não pode ser mais a muleta, já deu a muito tempo né? Quem se lembra do Paulo Bento? Cruzeiro macetava e nunca ganhava, quase caiu. Pepa tem que ser cobrado sim, passividade depois de 2019 não pode acontecer mais.
— Vinicivz (@vinicivz) August 15, 2023
Já pode puxar um fora Pepa ou tá cedo, se nada melhora com os jogadores que temos precisamos tentar algo novo, um técnico que n cobra esses jogadores, sempre passivo na beira de campo
— Tais Gabriela (@TaisGabrielaCEC) August 15, 2023
Índice
Pepa repete ‘tom’ na entrevista e respostas não agradam cruzeirenses
Além das opções e escolhas de Pepa ao longo dos compromissos do Cruzeiro, outro fator tem incomodado bastante a torcida da Raposa: as entrevistas do português. Na coletiva realizada logo depois da derrota para o Palmeiras, Pepa adotou o mesmo ‘tom’ e repetiu as justificativas que vem dando para explicar a sequência negativa do time no Brasileirão.
Questionado sobre a inoperância ofensiva do Cruzeiro e os maus resultados obtidos recentemente, o técnico exaltou a atuação de seu time, lamentou as chances desperdiçadas e apontou o trabalho no dia a dia como ‘remédio’ para a equipe voltar a vencer.
“Tivemos oportunidades, mais bola, acertamos muito melhor a marcação e o Palmeiras não ficou confortável. Foi nosso melhor momento na hora do gol. Fica a sensação de frustração grande, principalmente pelo segundo período. Foi uma questão de centímetros e não conseguimos controlar. Foi uma boa apresentação”, disse Pepa durante a coletiva.
Números recentes assustam e evidenciam queda do Cruzeiro na tabela
O começo de Pepa no Cruzeiro foi animador e o português logo de cara conquistou o carinho e respeito dos torcedores celestes. Nas seis primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Cabuloso venceu quatro e chegou a liderar o certame. No entanto, tais números despencaram, o prestígio do português desapareceu e a Raposa caiu drasticamente na tabela de classificação.
Nos últimos 13 compromissos pelo Brasileirão, o time mineiro venceu duas vezes. Levando em conta este recorte, são cinco derrotas e seis empates, com oito gols marcados e 11 sofridos.
O Cruzeiro ocupa apenas o 12º lugar, com 24 pontos conquistados em 19 rodadas. Primeira equipe do G6, o Fluminense tem 31. Já o Santos, que abre a zona de rebaixamento, soma 18. No meio da tabela, a Raposa busca reagir, fazer as pazes com a vitória e melhorar sua colocação no campeonato.

Próximos jogos do Cruzeiro
- Cruzeiro x Corinthians – Campeonato Brasileiro – Mineirão – sábado (19/8), às 21h (horário de Brasília);
- Grêmio x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro – Arena do Grêmio – domingo (27/8), às 16h (horário de Brasília);
- Cruzeiro x Red Bull Bragantino – Campeonato Brasileiro – Mineirão – domingo (3/9), às 18h30 (horário de Brasília)