Após temporada de recuperação em 2022, conseguindo acesso com rodadas de antecedência rumo à primeira divisão, o Cruzeiro começou o ano de 2023 com o pé esquerdo. Praticando um futebol pobre de ideias e pouco efetivo, o Cabuloso amarga o pior aproveitamento – apenas 40% – dentre os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro neste início de jornada. Em virtude do desempenho ruim e da pressão da torcida, o técnico Paulo Pezzolano anunciou sua saída do clube mineiro no último domingo (19), após a Raposa ser eliminada do Campeonato Mineiro pelo América-MG.
Para ilustrar o conturbado começo de temporada do Cruzeiro, o portal SofaScore Brazil divulgou mais alguns dados da equipe mineira. A Raposa também possui o pior aproveitamento em casa (20%) entre os 20 clubes, e em gols marcados por jogo (1.20). Defensivamente, novamente números preocupantes. O Cabuloso é o 18º time mais vazado da primeira divisão neste início de ano, com média de 1.10 tentos sofridos por partida.
Cruzeiro entre os 20 times da Série A na temporada 2023:
20º em aproveitamento (40%)
20º em aproveitamento em casa (20%)
20º em gols marcados por jogo (1.20)
19º em saldo de gols (+1)
18º em gols sofridos por jogo (1.10)— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) March 21, 2023
Fim da era Pezzolano
Como citado, Paulo Pezzolano pediu demissão após eliminação do Cruzeiro no Campeonato Mineiro. Apesar do clima pesado e de crise na Raposa, o treinador garantiu que sua decisão não foi tomada de cabeça quente, mas sim ainda em dezembro do ano passado. Contudo, ele afirmou que houve um entendimento junto à diretoria para a permanência durante a competição estadual.
“Não é uma decisão quente. Foi tomada com muita frieza, muito pensada. A decisão já estava tomada desde dezembro com a direção. (…) Decidimos continuar no Campeonato Mineiro para que procurem o melhor treinador, para não colocar um interino. Demos o tempo para que pudessem fazer o caminho que tinham que fazer. Achar o melhor treinador possível para o Cruzeiro” , disse Pezzolano.
O técnico uruguaio comandou o Cruzeiro em 68 jogos do ano passado para cá. Foram 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. Na temporada 2022, foi finalista do Campeonato Mineiro, caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil e alcançou o principal objetivo do clube, voltar a elite do futebol brasileiro, com a conquista do título da Série B.
Ao Papa Pezzolano: nosso MUITO OBRIGADO. 💙
Você chegou no momento da mudança e, como nosso comandante, nos conduziu brilhantemente no retorno à série A. Conquistou o carinho e admiração de toda a equipe e também da Nação Azul. pic.twitter.com/DiOfPCLOmc
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) March 20, 2023
Novo técnico no Cruzeiro
Um dia depois da saída de Pezzolano, o Cruzeiro anunciou seu novo comandante para a sequência da temporada. Trata-se do técnico português Pepa, de 42 anos. Ele chega ao clube mineiro com um contrato até o fim de 2023 e leva consigo quatro profissionais para integrar a comissão técnica: Samuel Correia (auxiliar técnico), Hugo Silva (auxiliar técnico), Pedro Oliveira (preparador físico) e Pedro Azevedo (analista de desempenho).
BEM-VINDO, PEPA! Pedro Miguel Marques da Costa Filipe é o novo técnico do Cruzeiro. ✍️🦊
O treinador português chega ao Cabuloso para comandar o time nesta temporada. pic.twitter.com/ErexfPyDhI
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) March 20, 2023
Pepa estava livre no mercado desde o fim de janeiro, quando deixou o comando do Al Tai, da Arábia Saudita. Por lá, o português não teve êxito. No entanto, acumulou bons trabalhos anteriormente, em equipes de menor expressão de Portugal, como o Tondela, Paços Ferreira e Vitória de Guimarães.