Cruzeiro acerta contratação de centroavante com passagens por gigantes brasileiros

O Cruzeiro tem um novo centroavante para a temporada 2023. Trata-se de Henrique Dourado, de 33 anos. O Ceifador está a caminho de Belo Horizonte, onde passará por exames médicos e assinará contrato com a Raposa. Nas últimas semanas o time mineiro intensificou a busca no mercado por um jogador de área. Por isso, o reforço chega para disputar posição com Gilberto, atual camisa 9 e homem-gol da equipe.

Vale destacar que Henrique Dourado está sem entrar em campo desde o dia 21 de agosto de 2022, quando acabou suspenso por empurrar um árbitro enquanto atuava no futebol chinês. A punição foi revogada pela FIFA em janeiro deste ano, após o centroavante rescindir seu vínculo com o Henan Songshan. Neste ínterim, Ceifador vinha treinando e mantendo a forma física junto de um profissional em São Paulo.

Desde que foi absolvido da suspensão, Henrique Dourado vinha recebendo diversas sondagens de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Contudo, mesmo diante de uma boa quantidade de alternativas, o Ceifador ficou atraído pela proposta do Cruzeiro, equipe que defendeu no ano de 2015.

Carreira de Henrique Dourado

Revelado em 2007 pelo Flamengo de Guarulhos, Henrique Dourado estreou profissionalmente em 2008 e rodou por alguns clubes do interior de São Paulo. A primeira equipe que conseguiu mais destaque na carreira foi o Palmeiras, onde em 2014 disputou 39 jogos e marcou 18 gols. No ano seguinte teve passagem rápida pelo Cruzeiro, atuando em apenas 11 partidas com um tento feito no time mineiro.

Antes deste retorno à Toca da Raposa, Dourado passou por Vitória de Guimarães, de Portugal, Fluminense, onde balançou as redes 34 vezes em 73 jogos, Flamengo e Henan Songshan Longmen, do futebol chinês. Alto e com bom porte físico, as principais características do jogo do Ceifador são o pivô, a presença de área (com boa noção de colocação durante as jogadas), o cabeceio e o oportunismo.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.