O Botafogo vive uma das melhores fases de um time brasileiro no ínicio do campeonato nacional. Com a vitória pelo placar de 3 x 0 diante do Corinthians, em jogo que foi realizado na noite desta quinta-feira, no estádio Nílton Santos, na capital do Rio de Janeiro, o Fogão alcançou a marca de cinco vitórias em cinco jogos, e igualou o São Paulo, que em 2011, também havia alcançado esta marca. Mais do que isso, o Alvinegro é o segundo melhor ataque do Brasileirão, e também a segunda melhor defesa da competição, com apenas quatro gols sofridos, média de menos de um gol sofrido por jogo.
A boa fase em campo é fruto de um trabalho de longo prazo bancado pelo então dono da SAF botafoguense, John Textor, que manteve o técnico português Luís Castro no cargo, mesmo após a eliminação na primeira fase do Campeonato Carioca. O Glorioso está em uma sequência de 15 jogos sem derrotas, e neste período venceu 12 partidas, empatando outras três. O grande destaque do time é Tiquinho Soares, um dos artilheiros do Brasileirão, com cinco gols marcados em cinco jogos, e que ao longo desta temporada marcou nada mais nada menos do que 14 gols em 25 jogos.
Se a fase dentro de campo é fantástica, fora dela, os jogadores do Alvinegro e General Severiano mostram que estão comprometidos com a esportividade, integridade e idoneidade da competição. Com a deflagração da Operação Penalidade Máxima, que tem investigado casos de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro, com diversos jogadores das Séries A e B sob suspeita de participação em um esquema criminoso de apostas, o lateral-esquerdo do Botafogo, Marçal, revelou que foi procurado para participar deste esquema, o que foi prontamente recusado pelo jogador.
“No meu caso, foi ano passado contra o Flamengo que eu tomo cartão por reclamação. Depois eu recebi uma mensagem no Instagram dizendo: “Tomando cartão por reclamação? Mais vale ganhar dinheiro por isso”. Eu dei uma resposta que não pode passar na televisão”, revelou o jogador.
Marçal, jogador do Botafogo, revela ter sido abordado para manipulação de aposta e é categórico: "Todos os jogadores receberam um certo tipo de convite".
➡ Assista ao @estudioi com @LeilaneNeubarth: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews #Estúdioi pic.twitter.com/lIKTQLWLKv
— GloboNews (@GloboNews) May 12, 2023
Lateral do Botafogo faz alerta a outros atletas
Marçal é muito consciente em relação às dificuldades que o jogador de futebol passa para chegar a um time grande e ter a oportunidade de jogar uma grande competição, como o Campeonato Brasileiro, sendo assim, em entrevista coletiva após o duelo diante do Corinthians, o lateral-esquerdo do Alvinegro afirma que todos os jogadores que forem procurados para fazer parte deste esquema, devem procurar o departamento jurídico de seus clubes, e denunciar os supostos apostadores por trás deste tipo de trabalho.
“A gente sabe que ser jogador de futebol é muito difícil. Vocês sabem quanto é difícil chegar ao profissional, em time grande, Série A. E depois de toda a luta você manchar por causa de esquema, acho ridículo. Que as pessoas possam responder à altura e também mostrar à polícia. Se (um apostador) faz o convite, e você diz não, com certeza ele procura outro. E talvez outro diga sim, seja por uma situação ruim no clube ou problema financeiro. Esses jogadores que foram pegos, que sirvam de lição para outros e que a gente possa ter um campeonato limpo”.