O Corinthians joga contra o Cruzeiro, em seu primeiro compromisso no Brasileirão de 2023. Para afastar a crise que paira sobre o Parque São Jorge após a desclassificação no Paulistão, e a recente derrota para o Remo na Copa do Brasil, o Timão vai para cima da Raposa em busca dos três pontos na rodada de abertura da competição.
Do outro lado, o Cruzeiro também quer a reabilitação em 2023 após não conseguir se classificar para as finais do Campeonato Mineiro, e assim como o rival deste domingo, ter perdido o jogo de ida da Copa do Brasil. A Raposa enfrentou o Náutico, no estádio dos Aflitos, e perdeu pelo placar de 1 x 0. Apesar da situação similar e negativa dos dois times na competição, a rivalidade deu lugar a reverência entre os times momentos antes da bola rolar em Itaquera.
Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, e Ronaldo Nazário de Lima, o Fenômeno, dono da SAF do Cruzeiro, se encontraram e trocaram camisas. O ex-atacante do Timão e da seleção brasileira foi ovacionado pela Fiel torcida momentos antes do jogo começar na Neo Química Arena. Ronaldo começou sua carreira no time mineiro, em 1993 e rapidamente se destacou no cenário nacional, indo para o PSV da Holanda um ano depois e se tornando um dos maiores atacantes da história do futebol mundial. Em 58 jogos pela Raposa, o Fenômeno marcou 56 gols, pelo Corinthians, o ex-atacante marcou 35 gols em 69 partidas.
Ronaldo Fenômeno presente aqui na @NeoQuimicaArena!
📹 Guaraci Neto#SCCPxCRU#DiaDeCorinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/dnDezseuqM
— Corinthians (@Corinthians) April 16, 2023
Craque ex-Cruzeiro pode ganhar minutos no Corinthians em 2023
O Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro diante do Cruzeiro, na Neo Química Arena, em Itaquera, o Timão, que vem pressionado por conta do resultado reverso diante do Remo, pelo primeiro jogo da 3ª fase da Copa do Brasil, vai em busca da vitória para afastar a crise e começar a competição com o pé direito. Para isso, o técnico Fernando Lázaro manda a campo o que tem de melhor e pode promover a estreia de Chrystian Barletta, atacante de 23 anos que foi destaque do São Bernardo no Campeonato Paulista deste ano.
Por conta da elevada idade de algumas peças importantes do elenco, o técnico Fernando Lázaro tem procurado rodar o elenco para dar ritmo de jogo e equilibrar o desgaste de suas peças, já que a temporada do Timão em 2023 será longa, com a disputa do Brasileirão, da Libertadores, e também da Copa do Brasil. Sendo assim, outros jogadores que não tiveram muitas oportunidades nesta temporada, poderão ganhar mais rodagem e ter a chance de mostrar serviço com o manto alvinegro.
Matheus Bidú, que teve grande destaque no Guarani, e jogou pelo Cruzeiro na temporada passada, foi vendido ao Corinthians em 2023, e é um exemplo de jogador que poderá aparecer mais como titular do time, principalmente porque Fábio Santos, que vem jogando com mais frequência até aqui, tem 37 anos e talvez seja mais utilizado na Libertadores. Por isso, o jovem lateral de 23 anos e que foi campeão da Série B em 2022, deverá jogar mais durante a Série A. Bidú jogou apenas três partidas pelo Timão desde que chegou e soma 165 minutos jogados até aqui em 2023.