Após empate sem gols diante do Argentinos Juniors, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores, o Corinthians volta a focar no Campeonato Brasileiro, e em seguida, terá um confronto muito complicado pela Copa do Brasil. Neste domingo, o Timão enfrenta o badalado Fluminense, 3º colocado no Brasileirão. O jogo acontece na Neo Química arena em Itaquera, neste domingo (28), às 16h (horário de Brasília). Na sequência, o Alvinegro de Parque São Jorge vai jogar contra o time do Atlético Mineiro, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
No jogo de ida, os comandados de Vanderlei Luxemburgo perderam pelo placar de 2 x 0, jogando no estádio do Mineirão. Para se manter vivo na milionária competição da CBF, o Corinthians precisa ganhar por pelo menos dois gols de diferença para empatar a eliminatória e levar a decisão para os pênaltis, ou vencer por uma margem de três para se classificar de forma direta. Entretanto, a missão não é nada fácil, pois o time corintiano vive uma de suas piores fases dos últimos anos, e acaba de bater uma marca negativa sob o comando do experiente treinador.
Desde que chegou ao Corinthians, Vanderlei Luxemburgo disputou oito jogos como treinador do Timão, e não venceu nenhum. Neste período, o time corintiano foi derrotado quatro vezes, e empatou outras três. Este é o pior início de um técnico na história do Alvinegro de Parque São Jorge, que está na zona de rebaixamento do Brasileirão, não está nada bem na Libertadores, e poderá ser eliminado na Copa do Brasil. A última vez que o time ficou sem vencer oito jogos, o time era treinado por Fábio Carille, em 2019, a má sequência derrubou o antigo técnico.
Três jogos, três chutes no gol: Corinthians vive jejum de quase 350 minutos com Luxemburgo https://t.co/i9WXoAoB4u
— ge Corinthians (@ge_timao) May 25, 2023
Corinthians mantém série negativa, com dados preocupantes no ataque
Apesar da qualidade técnica do ataque e meio-campo corintiano, a fase do time é tão ruim, que nem mesmo os jogadores mais técnicos conseguem decidir as partidas. Nos últimos oito jogos do Corinthians, os únicos gols marcados com bola rolando foram de Roger Guedes, na derrota para o Independiente Del Valle, e sobre o Fortaleza, no empate por 1 x 1, ocasião na qual Yuri Alberto aproveitou falha da defesa do time cearense para marcar após um longo período de dez jogos sem marcar.
Outro dado alarmante sobre o ataque corintiano diz respeito a falta de pontaria do setor. Nos três últimos jogos, o time não marcou gols, e mais do que isso, não acerta o alvo. Isso ficou claro na derrota para o Flamengo, quando o time criou chances, e teve a oportunidades reais para vencer o Mengão, mesmo jogando fora de casa, porém, a falta de eficácia se mostrou presente, e foi punida no fim do jogo com o gol de Léo Pereira.
Precisando da vitória no Campeonato Brasileiro, o que fica de saldo positivo em relação à sequência de jogos sem vitória do time corintiano é o fato da defesa não ter sido vazada, o que aconteceu de forma seguida nos últimos sete jogos.