Corinthians: Até possível substituto de Luxemburgo é rejeitado pela torcida

Eventual eliminação do Corinthians nesta terça-feira (29) poderia representar ainda mais pressão ao técnico Luxemburgo. A torcida, inclusive, já projeta substitutos e nomes não agradam

Apesar de ter apenas uma derrota nas últimas 15 partidas, o Corinthians do técnico Vanderlei Luxemburgo está pressionado por seu desempenho abaixo. Nesta terça-feira (29), o Alvinegro tem partida decisiva pela Copa Sul-Americana contra o Estudiantes, na Argentina. Os paulistas têm vantagem de um gol pela vitória na ida, mas isso não traz otimismo para a torcida, que teme uma eliminação. Caso caia, torcedores projetaram que o atual técnico poderia ser demitido e nem o favorito para ser substituto agrada.

Segundo informações do jornalista Samir Caravalho, o nome do técnico Mano Menezes agrada a diretoria e poderia ser um possível substituto. Nesse cenário, os alvinegros não gostaram do nome e afirmam ser um retorno ao passado, pois o treinador já passou pelo Corinthians duas vezes, entre 2008 e 2010 e em 2014.

Também houve quem questionasse o estilo de jogo de Mano, pautado no jogo defensivo, como acontece com Luxemburgo. Confira algumas das críticas dos corintianos sobre uma possível chegada de Mano Menezes.

Sequência invicta do Corinthians maquiou problemas do time

Entre o início de julho e agosto, o clube de Itaquera engatou uma sequência de 11 partidas invictas e empolgou o torcedor – mesmo que, em boa parte dos desafios, desempenhou abaixo ou enfrentou adversários inferiores. Até que o Alvinegro visitou o rival São Paulo no Morumbi e perdeu por 2 x 0, resultado que eliminou o time da Copa do Brasil e deu ao Tricolor uma vaga na final.

Além da eliminação, o domínio do São Paulo frente ao Corinthians pressionou Luxemburgo e expôs a fragilidade do time na saída de bola, criação de jogadas e repertório ofensivo. Nas partidas seguintes, foram dois empates (Cruzeiro e Goiás) e uma vitória (Estudiantes). Hoje, o duelo contra os argentinos tem ares decisivos, podendo representar o adeus a única chance de título na temporada. A equipe de La Plata é forte dentro de casa, com uma derrota nos últimos 18 jogos.

Mesmo sem perder pelo Brasileirão desde 2 de julho, a equipe de Luxemburgo não se afastou da zona de rebaixamento. Nesse momento, com um jogo a menos, o Alvinegro está em 13º com 25 pontos, a quatro do Santos, primeiro time do Z4. A partida a ser disputada é contra o Grêmio, em casa, com data a definir.

Mano Menezes teve passagem vitoriosa pelo Alvinegro

A primeira passagem de Mano no Corinthians representou a verdadeira virada de chave do Corinthians na primeira década do século 21. À época, após fazer bom trabalho no Grêmio, o técnico aceitou o desafio de comandar o clube paulista em sua primeira Série B na história. Terminou a competição com a melhor campanha até os dias de hoje: 85 pontos somados com 74,5% de aproveitamento.

Com Ronaldo Fenômeno, Mano conquistou a Copa do Brasil de 2009 e se classificou à Libertadores de 2010, competição que foi eliminado nas oitavas de final para o Flamengo. Seguiu no cargo até julho de 2010, quando assumiu a Seleção Brasileira.

A segunda trajetória durou toda temporada de 2014 e tinha a missão complicada de substituir Tite. Em títulos, não teve o mesmo sucesso, mas garantiu novamente a classificação para Libertadores do ano seguinte. O técnico deixou a base do que seria o time campeão brasileiro em 2015, novamente com Tite.

Próximos jogos do Corinthians

  • Estudiantes x Corinthians, pela Copa Sul-Americana – Estádio Jorge Luis Hirschi – terça-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília);
  • Corinthians x Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro – Neo Química Arena – domingo (03/09), às 16h (horário de Brasília);
  • Fortaleza x Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro – Castelão – quarta-feira (13/09), às 19h (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.