Apesar de ter apenas uma derrota nas últimas 15 partidas, o Corinthians do técnico Vanderlei Luxemburgo está pressionado por seu desempenho abaixo. Nesta terça-feira (29), o Alvinegro tem partida decisiva pela Copa Sul-Americana contra o Estudiantes, na Argentina. Os paulistas têm vantagem de um gol pela vitória na ida, mas isso não traz otimismo para a torcida, que teme uma eliminação. Caso caia, torcedores projetaram que o atual técnico poderia ser demitido e nem o favorito para ser substituto agrada.
Segundo informações do jornalista Samir Caravalho, o nome do técnico Mano Menezes agrada a diretoria e poderia ser um possível substituto. Nesse cenário, os alvinegros não gostaram do nome e afirmam ser um retorno ao passado, pois o treinador já passou pelo Corinthians duas vezes, entre 2008 e 2010 e em 2014.
Também houve quem questionasse o estilo de jogo de Mano, pautado no jogo defensivo, como acontece com Luxemburgo. Confira algumas das críticas dos corintianos sobre uma possível chegada de Mano Menezes.
Meu Deus, ñ conseguem largar o passado, ñ conseguem pensar fora do mesmos nomes, olhar para fora do Brasil, ñ existe o minimo de estudo… https://t.co/sT4IIwPUGU
— Agnaldo – Salvem o Corinthians (@agfon21) August 29, 2023
É trocar 6 por meia dúzia; a filosofia é a mesma, postura de time covarde, joga por um resultado, se um jogador atacar sem que ele queira, ele saca na hora.
Só mais do mesmo 💥
Tem mais medo de perder do que vontade de vencer 🎯
O Luxemburgo é igual ✌🏼
— Ohhh Cidadão (Brasileiro)✌🏼🇧🇷 (@MrcioMattos6) August 29, 2023
Incrível como o Corinthians se negar a enxergar o futuro! Os nomes são os mesmo! Faz mais de 1 ano que eu ouço que esse cara vai vim pro Corinthians! Parece que não existem outros treinadores no mundo! 🤦🏽♂️
— Rafael Silva (@LRCS00) August 29, 2023
Mano Menezes já saturou futebol seria mesma coisa q trazer luxa
— Adriddk (@adriddk) August 29, 2023
Índice
Sequência invicta do Corinthians maquiou problemas do time
Entre o início de julho e agosto, o clube de Itaquera engatou uma sequência de 11 partidas invictas e empolgou o torcedor – mesmo que, em boa parte dos desafios, desempenhou abaixo ou enfrentou adversários inferiores. Até que o Alvinegro visitou o rival São Paulo no Morumbi e perdeu por 2 x 0, resultado que eliminou o time da Copa do Brasil e deu ao Tricolor uma vaga na final.
Além da eliminação, o domínio do São Paulo frente ao Corinthians pressionou Luxemburgo e expôs a fragilidade do time na saída de bola, criação de jogadas e repertório ofensivo. Nas partidas seguintes, foram dois empates (Cruzeiro e Goiás) e uma vitória (Estudiantes). Hoje, o duelo contra os argentinos tem ares decisivos, podendo representar o adeus a única chance de título na temporada. A equipe de La Plata é forte dentro de casa, com uma derrota nos últimos 18 jogos.
Mesmo sem perder pelo Brasileirão desde 2 de julho, a equipe de Luxemburgo não se afastou da zona de rebaixamento. Nesse momento, com um jogo a menos, o Alvinegro está em 13º com 25 pontos, a quatro do Santos, primeiro time do Z4. A partida a ser disputada é contra o Grêmio, em casa, com data a definir.
Mano Menezes teve passagem vitoriosa pelo Alvinegro
A primeira passagem de Mano no Corinthians representou a verdadeira virada de chave do Corinthians na primeira década do século 21. À época, após fazer bom trabalho no Grêmio, o técnico aceitou o desafio de comandar o clube paulista em sua primeira Série B na história. Terminou a competição com a melhor campanha até os dias de hoje: 85 pontos somados com 74,5% de aproveitamento.
Com Ronaldo Fenômeno, Mano conquistou a Copa do Brasil de 2009 e se classificou à Libertadores de 2010, competição que foi eliminado nas oitavas de final para o Flamengo. Seguiu no cargo até julho de 2010, quando assumiu a Seleção Brasileira.
A segunda trajetória durou toda temporada de 2014 e tinha a missão complicada de substituir Tite. Em títulos, não teve o mesmo sucesso, mas garantiu novamente a classificação para Libertadores do ano seguinte. O técnico deixou a base do que seria o time campeão brasileiro em 2015, novamente com Tite.
Próximos jogos do Corinthians
- Estudiantes x Corinthians, pela Copa Sul-Americana – Estádio Jorge Luis Hirschi – terça-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília);
- Corinthians x Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro – Neo Química Arena – domingo (03/09), às 16h (horário de Brasília);
- Fortaleza x Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro – Castelão – quarta-feira (13/09), às 19h (horário de Brasília).