No último domingo (12), o Corinthians foi eliminado do Paulistão nas quartas de final após empatar e ser derrotado nos pênaltis pelo Ituano. As consequências da eliminação antes das semifinais podem ser ainda mais graves: o Timão pode ficar de fora da Copa do Brasil de 2024.
Isso acontece porque a CBF fez alterações no método de classificação para o torneio nacional. Antes, o ranking nacional de clubes da própria confederação era levado em conta. Mas a federação quis dar mais chances a equipes que foram bem em seus campeonatos estaduais e abriu vagas para os times melhores classificados em cada estado.
O Estado de São Paulo detém seis vagas: cinco para os melhores do Paulistão e um para o campeão da Copa Paulista. No caso do Campeonato Paulista, se classificam os quatro semifinalistas e o time de melhor campanha que não foi para a semifinal, que é o São Bernardo.
As equipes que estão classificadas para a Copa do Brasil por meio do Paulistão são: Palmeiras, São Bernardo, Ituano, RB Bragantino e São Paulo ou Água Santa, que se enfrentam nesta segunda-feira (13).
Índice
Como o Corinthians se classifica para a Copa do Brasil 2024?
Para não ficar de fora de um dos torneios mais importantes do país, o Corinthians depende de si mesmo. Existem diversas formas, além do Paulistão, de se classificar para a Copa do Brasil. Entenda, abaixo, todas as possibilidades de classificação do Timão.
Dependendo apenas de si
- Terminar o Brasileirão no G-6;
- Ser campeão da Copa do Brasil 2023;
- Ser campeão da Libertadores 2023.
Dependendo de outros
No entanto, caso o Corinthians não consiga se classificar em qualquer uma das três maneiras acima, ainda existe a possibilidade de conseguir a vaga. Porém, dependeria de boas campanhas de rivais. Além disso, precisa que dois dos cenários abaixo se consolidem.
- Palmeiras, RB Bragantino ou São Paulo terminem o Brasileirão no G-6;
- Palmeiras, RB Bragantino ou São Paulo sejam campeões de Libertadores, Copa do Brasil ou Sul-Americana;
- Um dos três times se classificando por essas competições e o título do Água Santa na Copa Paulista;
- Um dos três times se classificando por essas competições e o título do Ituano na Série B.
Como foi dito acima, o Corinthians depende que dois desses cenários aconteçam. Isso acontece porque São Paulo e Água Santa tiveram campanhas melhores que a do Timão no Paulistão. Porém, um dos dois vai para a semifinal e já garantirá a vaga na Copa do Brasil.
Logo, se apenas uma das hipóteses acima acontecer, o Corinthians continuará de fora da competição nacional de 2024, pois a equipe que for eliminada no confronto entre o Tricolor e o Netuno herdará a vaga do estadual.
Temporada do Corinthians
O Corinthians teve um início de temporada relativamente bom em 2023. Foram 22 pontos conquistados nos 12 jogos da fase de grupos, com seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. O time de Fernando Lázaro marcou 19 gols e sofreu 10.
Com a eliminação precoce no Paulistão, o Corinthians só terá jogo em abril: o de abertura do Brasileirão, no dia 15, contra o Cruzeiro, na Neo Química Arena. O horário ainda será definido.
Foto Destaque: Divulgação/Marcos Ribolli/ge