Corinthians: apesar da festa, cantos homofóbicos marcam treino aberto em Itaquera

Torcedores do Corinthians voltaram a entoar gritos de caráter homofóbico ao São Paulo, adversário desta quarta-feira

No final da tarde desta terça-feira (15), véspera do jogo decisivo válido pela semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians realizou um treino aberto na Neo Química Arena. Apesar da festa da torcida, o evento ficou manchado pelos cantos homofóbicos ecoados contra o São Paulo, adversário do Timão no mata-mata nacional.

Nos minutos iniciais da atividade, torcedores alvinegros usaram a palavra “bicharada” para se referirem a equipe tricolor. Vale lembrar que por conta da mesma música, o Corinthians acabou punido pelo STJD após o embate entre os times no Campeonato Brasileiro, realizado na mesma Neo Química Arena. Na ocasião, o tribunal determinou que o Timão jogasse uma partida sem público na competição de pontos corridos. A pena foi cumprida no dia 23 de julho, na vitória do clube de Itaquera por 3 a 1 sobre o Vasco.

O que diz o Código Brasileiro de Justiça Desportiva?

A punição sofrida pelo Corinthians tem como base o artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que proíbe “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

No clássico entre Corinthians x São Paulo, válido pelo primeiro turno do Brasileirão, o árbitro Bruno Arleu de Araújo, em virtude dos cantos homofóbicos, paralisou a partida aos 17 minutos da etapa complementar e retomou cerca de cinco minutos depois. Os telões da Neo Química Arena, controlados por funcionários do Timão, também exibiram mensagem pedindo aos torcedores para que parassem de ecoar os gritos discriminatórios.

É importante dizer que o Regulamento Geral das Competições da CBF sofreu alterações consideráveis para esta temporada, sobretudo em relação a punições mais severas para casos de discriminação. A pena imposta ao Corinthians por exemplo, foi a primeira desde que a nova legislação da entidade entrou em vigor.

Empate classifica o Corinthians no Morumbi

Em jogo eletrizante, o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1 na ida da semifinal da Copa do Brasil, realizada na Neo Química Arena. Com vantagem no placar agregado, qualquer empate no Morumbi classifica o Timão para a grande final.

O São Paulo, por sua vez, precisará correr atrás do prejuízo. Para eliminar o arquirrival, o Tricolor terá de vencer por dois ou mais gols de diferença. Triunfo dos donos da casa por um tento leva a decisão para os pênaltis. A bola rola a partir das 19h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (16), e o clássico contará com transmissão ao vivo dos seguintes veículos: SporTV (canal fechado), Premiere (pay-per-view) e Amazon Prime Video (serviço de streaming).

Possíveis adversários na final

Na outra semifinal, Flamengo e Grêmio duelam por uma vaga na finalíssima. Com atuação irretocável, o Rubro-Negro venceu o jogo de ida por 2 a 0, em Porto Alegre. Desse modo, conta com excelente vantagem no agregado para o duelo derradeiro.

A partida de volta está marcada para às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (16), no Maracanã. Qualquer empate ou vitória do Tricolor Gaúcho por um gol de diferença garante o Mais Querido na final.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.