Corinthians tem aproveitamento de ‘campeão’ quando Renato Augusto está em campo

O Corinthians atua na noite desta quarta-feira (5), às 21h30 (horário de Brasília), contra o América-MG, na Arena Independência. A partida é válida pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. O embate de volta será em 15 de julho na Neo Química Arena.

A equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo precisa afastar a má fase que afeta o clube desde a eliminação no Campeonato Paulista, ainda em março. Nesse período, o Timão foi eliminado na fase de grupos da Libertadores e atualmente beira a zona de rebaixamento do Brasileirão.

Com oito derrotas em 16 partidas no cargo, Luxa terá um reforço de peso para a partida do Corinthians contra o Coelho. Trata-se do meia Renato Augusto, recuperado de edema muscular na panturrilha. Só a presença do atleta em campo muda tudo para o Timão, fato corroborado pelas estatísticas.

Com Renato Augusto em campo, Corinthians tem aproveitamento 40% superior do que quando está desfalcado do meia

A temporada de 2023 de Renato Augusto tem sido marcada pelas lesões. O problema mais recente foi na panturrilha, mas, anteriormente, teve duas lesões no joelho durante partidas do Paulistão e da Libertadores. A pedido do Futebol na Veia, o aplicativo especializa em estatísticas, SofaScore, reuniu os números do clube com e sem o meia.

Renato atuou em 16 das 36 partidas do Corinthians em 2023. Com o meia em campo, foram nove vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas para Independiente del Valle, do Equador, e América-MG, adversário de hoje. O aproveitamento com o camisa oito é de 67%, com 27 gols marcados (média de 1,60) e sofreu 13 (inferior a um por jogo).

Por outro lado, nos outros 20 jogos em que Renato Augusto não jogou pelo Corinthians, o aproveitamento despenca para 27%, com incríveis 12 revezes, quatro empates e apenas quatro triunfos, com 25 gols contra e apenas 15 a favor.

Corinthians tem aproveitamento de 'campeão' quando Renato Augusto está em campo
Com Renato Augusto, Corinthians tem aproveitamento de 67%; sem ele, número cai para 27% (Foto: SofaScore)
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.