A Copa do Mundo 2022 terá a Seleção Australiana e essa será sua sexta participação em mundiais. É neste ano também que os Socceroos completam 100 anos de fundação.
A equipe se destaca pelo marco de, em 1974, ter representado, pela primeira vez, um país da Oceania na competição. Ademais, em 2006, a seleção da Austrália conseguiu avançar para as oitavas de final, eliminando a Seleção Uruguaia.
Nesta edição da disputa já existem favoritos, como Brasil, Inglaterra e França. No entanto, há uma remota possibilidade de a Seleção Australiana conseguir, ao menos, passar da fase de grupos.
Índice
- 1 História da Seleção Australiana
- 2 Caminho da Austrália até a Copa do Mundo 2022 no Catar
- 3 Em busca de uma campanha como a de 2006
- 4 História da Austrália Copas do Mundo
- 5 Grupo da Austrália na Copa do Mundo 2022
- 6 Top 5 maiores ídolos da Seleção Australiana
- 7 Maiores artilheiros da Seleção Australiana
- 8 Jogadores com mais jogos pela seleção australiana
- 9 Títulos da Seleção Australiana
- 10 A Seleção Australiana anunciou a lista de convocados. Veja:
História da Seleção Australiana
A Seleção Australiana de Futebol surgiu há 100 anos, em 1922. Este nascimento ocorreu após um convite para competir na Nova Zelândia. Depois disso, seu primeiro jogo em casa ocorreu em 1923. No entanto, a equipe só participou de uma competição reconhecida em 1956, nos Jogos Olímpicos. Por fim, foi eliminada nas oitavas de final pela Índia.
Cabe destacar que o time também é conhecido como os Socceroos, que é a junção dos termos soccer (futebol) e kangaroos (cangurus). Outra curiosidade é sobre as cores do uniforme. Apesar de a bandeira ter as cores azul, branco e vermelho, elas não são utilizadas.
É preciso destacar que não há uma regra que obrigue a utilização os tons da bandeira do país. Por isso, a Austrália, em referência à acácia – árvore símbolo do país -, usa o verde e o amarelo como cores oficiais desde 1984.
Além disso, mesmo sendo um país localizado na Oceania, pertence à Confederação Asiática de Futebol (AFC). Esta mudança ocorreu por dois motivos principais. Primeiro, porque a Oceania é o único continente que não conta com uma vaga direta para a Copa do Mundo, assim sua vaga é garantida após repescagem.
Depois, constatou-se que a seleção da Austrália estava em um nível acima dos seus adversários. Desta forma, era comum algumas partidas terminarem com resultados absurdamente elásticos. Exemplo disso foi o jogo contra a Samoa Americana, no qual os Socceroos venceram por 31×0.
Finalmente, com a ajuda da imprensa e a luta dos dirigentes australianos, que acreditavam que a mudança aumentaria a chance de o país voltar a disputar a Copa do Mundo, houve a mudança. Assim, para a disputa da Copa de 2010, a Seleção Austaliana disputou contra os países asiáticos a vaga. Dos dez jogos, empatou apenas dois e venceu oito.
Para a Copa do Mundo de 2022, a Austrália se classificou na vaga da repescagem Asiática, no dia 13 de julho, após eliminar o Peru nos pênaltis por 5 a 4.
Caminho da Austrália até a Copa do Mundo 2022 no Catar
Para garantir uma vaga na Copa do Mundo 2022, as seleções precisaram passar pelas eliminatórias. Na 1ª fase de grupos, a Seleção Australiana estava inserida no Grupo B, com Kuwait, Jordânia, Nepal e Taipé. Nesta etapa, a equipe se destacou, pois venceu os oito jogos que disputou.
Por outro lado, na 2ª fase de grupos, a equipe disputou contra Arábia Saudita, Japão, Omã, China e Vietnã. Assim, das dez partidas disputadas, a Austrália venceu quatro, empatou três e perdeu mais três vezes. Dessa forma, as equipes classificadas foram a Arábia Saudita e o Japão, ambas com sete vitórias.
Porém, o sonho não havia acabado. Como terceira colocada no grupo B, a seleção da Austrália disputou uma última vaga contra a terceira colocada no grupo A: os Emirados Árabes Unidos, em um play-off. O final desta partida foi realizado nos pênaltis. Assim, a Austrália se classificou com o placar de 5×4.
Em busca de uma campanha como a de 2006
Inicialmente, é importante destacar que, das cinco participações realizadas em Copas do Mundo, em quatro a Austrália não passou da fase de grupos.
Somente em 2006 a equipe surpreendeu. Isto porque tirou a vaga para as oitavas de final de uma grande seleção: a Uruguaia. Em seguida, enfrentou mais uma importante campeã, a Itália. Por fim, a Seleção Australiana acabou sendo eliminada pelo placar de 1xo.
Neste ano – exceto pela Seleção Francesa – o grupo D, no qual a Austrália está inserida, não apresenta times com grandes campanhas. Por isso, almeja-se, ao menos, uma repetição da atuação em 2006, com o time avançando para as oitavas de final.
História da Austrália Copas do Mundo
Em 2022, a Seleção Australiana disputará a Copa do Mundo pela sexta vez. Inicialmente, no ano de 1974 ficou marcado por ser o primeiro país da Oceania a disputar o campeonato. Apesar disso, os resultados não foram nada bons. Isto porque a equipe foi eliminada ainda na fase de grupos, sem ter marcado nenhum gol e com uma vitória e duas derrotas.
Após isso, os Socceroos só voltaram a participar do Campeonato Mundial de Futebol 32 anos depois, em 2006. Desta vez, o time surpreendeu bastante, chegando até às oitavas de final. Além de ter eliminado a Seleção Uruguaia na repescagem, ficou em segundo lugar no grupo que ainda tinha o Brasil, a Croácia e o Japão. No último jogo disputado, enfrentou a poderosa Itália, para quem perdeu por 1×0.
Em 2010, 2014 e 2018, a seleção da Austrália, assim como em 1974, também foi eliminada na fase de grupos. Isto deve-se, principalmente, ao fato de que a equipe sempre caiu em grupos com seleções que se destacam na competição.
Grupo da Austrália na Copa do Mundo 2022

Top 5 maiores ídolos da Seleção Australiana
Considerando o breve histórico da Seleção Australiana em Copas, pode-se considerar os jogadores citados abaixo como os principais ídolos:
Tim Cahill
É inegável a importância de Tim para a história do futebol australiano. Ele foi um atleta altamente versátil, ocupando as posições de volante, meia, ponta ou atacante.
Além disso, é marcado por três grandes conquistas: foi o primeiro jogador do continente da Oceania a ser citado na lista 50 nomes da Bola de Ouro; marcou o primeiro gol australiano em Copas do Mundo, em 2006; por fim, é o maior goleador do seu país na competição, com cinco gols.
Ademais, foi um dos protagonistas dos títulos da Copa da OFC (2004) e da Copa da Ásia (2015).
Harry Kewell
Conhecido como Mago de Oz, Harry foi um jogador bastante talentoso e que apresentava boa técnica. Era um jogador muito versátil, chegando a atuar como ponta esquerda, meia ou atacante. Apresentava bastante precisão, bons lançamentos e ainda era rápido. Outra atribuição era a cobrança de pênaltis, faltas e escanteios. Pela Seleção Australiana, atuou 58 vezes e marcou dezessete gols. Esteve presente na Copa em 2006 e 2010.
Mark Schwarzer
Mark é o jogador com maior número de jogos pela Seleção Australiana. O goleiro defendeu a equipe em 110 oportunidades. Além disso, foi um dos líderes do time. Atuou, principalmente, na Copa do Mundo de 2006 e 2010.
Brett Emerton
Inicialmente, Brett começou a carreira atuando como lateral direito. No entanto, ele demonstrava grande capacidade de criar jogadas, pela média de gols e por sua velocidade. Assim, com o tempo, passou a jogar como meia direita. Por causa da rapidez apresentada em campo, foi apelidado como O Greyhound, que é o cachorro preferido dos apostadores de corrida canina. Ademais, jogou pela seleção 95 vezes, marcando vinte gols.
Mark Viduka
Viduka foi um importante atacante da história da Seleção Australiana. Possuía grande força física e se destacava pela alta estatura. Medindo 1,88 m, trazia perigo pelo campo aéreo. Apesar disso, não apresentava muita técnica ou velocidade. Atuou em 43 jogos com a camisa da Austrália, marcando onze gols. Além disso, foi capitão do time no ano de 2006, quando a seleção chegou às oitavas de final.
Maiores artilheiros da Seleção Australiana
- 5 gols – Tim Cahill
- 3 gols – Mile Jedinak
- 2 gols – Bret Holmann
- 1 gol – John Auísio, Craig Moore e Harry Kewell
Jogadores com mais jogos pela seleção australiana
- Mark Schwarzer – 110 jogos
- Tim Cahill – 108 jogos
- Lucas Neill – 97 jogos
- Brett Emerton – 95 jogos
- Mark Bresciano – 84 jogos
Títulos da Seleção Australiana
- Copa das Nações da OFC – 4x (1980, 1996, 2000 e 2004)
- Copa da Ásia – 1x (2015)
A Seleção Australiana anunciou a lista de convocados. Veja:
Goleiros
- Mat Ryan (Copenhaguen)
- Andrew Redmayne (Sydney FC)
- Danny Vukovic (Central Coast Mariners)
Defensores
- Aziz Behich (Dundee United)
- Milos Degenek (Columbus Crew)
- Bailey Wright (Sunderland)
- Harry Souttar (Stoke City)
- Fran Karacic (Brescia)
- Nathaniel Atkinson (Heart of Midlothian)
- Joel King (Odense)
- Kye Rowles (Heart of Midlothian)
- Thomas Deng (Albirex Niigata)
- Meio-campistas
- Aaron Mooy (Celtic)
- Jackson Irvine (St. Pauli)
- Ajdin Hrustic (Hellas Verona)
- Riley McGree (Middlesbrough)
- Cameron Devlin (Heart of Midlothian)
- Keanu Baccus (St Mirren)
Atacantes
- Mathew Leckie (Melbourne City)
- Awer Mabil (Cádiz)
- Jamie Maclaren (Melbourne City)
- Mitchell Duke (Fagiano Okayama)
- Martin Boyle (Hibernian FC)
- Craig Goodwin (Adelaide United)
- Garang Kuol (Central Coast Mariners)
- Jason Cummings (Central Coast Mariners)





