Copa América Feminina 2022 – Conmebol define datas

A Conmebol divulgou as datas da Copa América Feminina. Apesar da grande pressão por organizar a copa masculina em meio à pandemia, definiu as datas para o certame feminino. Dessa forma, a  disputa acontecerá em 2022, entre os dias 8 e 30 de julho. Assim, servirão como eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá em 2023.

Desse modo, buscando mais patrocínios e a melhora do calendário de futebol das mulheres, o plano é realizar a copa na mesma época que ocorre a Euro Feminina, que acontecerá de 6 a 31 de julho de 2022.

Alerandro Dominguez, presidente da Conmebol, anunciou em 2020, que a Copa América Feminina, antes disputada a cada quatro anos, a partir de 2022, será disputada de dois em dois. Desse modo, a ideia é desenvolver o futebol em países em que esse esporte é quase amador, como Peru e Bolívia. Além disso, a organização ainda informou que não cobrará as mulheres o pagamento da licença PRO pelo período de três anos.

“É uma maneira de motivar as mulheres esportistas, uma maneira de começar a reivindicar ao futebol feminino sul-americano”, declarou o presidente.

Dessa forma, agindo como eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina, em 2023, a Copa América dará três vagas diretas para a competição mundial. Além disso, o 4º e 5º colocados na Copa América poderão chegar à Copa do Mundo através de uma repescagem. Assim, esta que contará com 10 equipes disputando três vagas e ocorrerá em fevereiro de 2023.

Último Campeão

Campeã, antes mesmo do apito inicial, a Seleção Feminina conquistou seu heptacampeonato em 2018. Desse modo, a equipe venceu a Colômbia por 3 x 0 e comemoraram o título em grande estilo. Assim, terminando a competição com 100% de aproveitamento, o Brasil saiu com o título e a vitória. Desse modo, conquistou a vaga para o Copa do Mundo de 2019 e para os Jogos Olímpicos de 2020. Além disso, o Chile, que foi vice-campeão, também se classificou para o Mundial e pôde disputar a repescagem para às Olimpíadas.

Foto destaque: Divulgação/ Richard Callis/ SPP/ CBF

Redação FNV

Redação FNV

Um site destinado ao esporte que corre na veia da maioria dos brasileiros. Aqui, você encontra notícias, palpites, e tudo sobre o futebol nacional.