O Corinthians terá uma decisão importantíssima pela Libertadores na noite desta quarta-feira (24), às 21h30, em Buenos Aires. O Timão enfrentará o Argentinos Juniors, e é válido pela 4ª rodada da fase de grupos da competição. Com uma vitória e duas derrotas até o momento, ambas em casa, para o próprio time argentino, e também para o Independiente Del Valle, na estreia de Luxemburgo no comando do Alvinegro, o time paulista precisa da vitória para pensar em classificação para as oitavas de final. Com apenas três pontos na chave, e ocupando a 3ª colocação no grupo, o Coringão terá dois jogos decisivos para se recuperar e ainda buscar a classificação.
Após o duelo contra o Argentinos Juniors, o Corinthians enfrenta o Independiente Del Valle, também fora de casa. O time equatoriano é uma das potências do cenário Sul-Americano, e favoritos a chegar longe na competição continental. Ou seja, a vida do Timão na Libertadores não está nada fácil, pois vai enfrentar os líderes do grupo, em um momento de jogos sem vitórias, tanto no torneio internacional, como no Brasileirão, o que tem incomodado muito o elenco, que sente a parte psicológica pesar, por conta do fraco desempenho em campo.
Em relação ao adversário desta quarta-feira, o Argentinos Juniors é um clube que vem do bairro de La Paternal, em Buenos Aires, e que se gaba por ser um celeiro de craques, tendo revelado como maior destaque para o futebol mundial, nada mais nada menos do que Diego Armando Maradona, para muitos, o maior jogador da história. Conhecida como “El Bicho” a equipe Alvirrubra tem em seu maior ídolo uma espécie de deus particular, tanto é que seu estádio, leva o nome do ex-jogador, com sua imagem espalhada dentro e fora da edificação.
Maradona está em todos os lados do Argentinos, desde o bairro La Paternal, no centro de treinamentos, em Bajo Flores, nas paredes do complexo de treinamentos, no banco de reservas do estádio, no museu do clube, nas arquibancadas do estádio e, principalmente, no coração e na cabeça dos torcedores do clube vermelho e branco.
Veja tudo sobre o jogo entre Argentinos Juniors e Corinthians, pela Libertadores https://t.co/OuIL3RtHca#GazetaTimao
— Gazeta Esportiva (@gazetaesportiva) May 24, 2023
Adversário do Corinthians se gaba de ser um celeiro de craques
Maradona faleceu em 2020, o jogador é a maior revelação da história do Argentinos Juniors, que é um clube que se define como “Semillero do Mundo” (celeiro do mundo em português). O time foi campeão da Libertadores em 1985, em sua primeira participação no torneio, e tem como característica revelar jogadores para o futebol. Riquelme, Claudio Borghi, Cambiasso, Sorin, Fausto Vera, atualmente no Corinthians, e mais recentemente, Alexis Mac Allister, campeão da Copa do Mundo do Catar, em 2022, pela Argentina, são apenas alguns exemplos de jogadores que nasceram nas categorias de base de El Bicho.
A filosofia utilizada no clube, desde os primeiros passos dos jovens atletas como jogadores de futebol é o fino trato com a bola, independente da posição que o jogador atua. Sendo assim, desde o surgimento de Maradona, quem passa pelo clube de La Paternal tem em mente que deve conhecer muito de passe, domínio e jogo coletivo, para fazer do futebol algo prazeroso de se jogar, e um esporte coletivo que envolve a participação de todos do time e não apenas a dependência de um jogador.