Conheça a história do primeiro adversário do Corinthians na Libertadores

Na noite desta quinta-feira (6), o Corinthians fará a sua estreia na Copa Libertadores da América em 2023. No Grupo E da competição ao lado de Aregtinos Juniors, da Argentina, Independiente Del Valle, do Equador, e Liverpool, do Uruguai, os comandados do técnico Fernando Lázaro vão em busca do segundo título da competição, que foi vencido pela primeira e única vez na história, há 11 anos, em 2012.

Entre a tradição do futebol argentino, e a força recente do esquadrão equatoriano, presentes na chave corintiana, um time ainda pouco conhecido será o primeiro adversário do Timão, e que mesmo estreando na competição continental, promete sonhar alto dentro da Libertadores, e quem sabe aprontar pra cima do Corinthians.

O Liverpool do Uruguai é o adversário da estreia do Alvinegro na maior competição de clubes da América do Sul, e o jogo acontece no Estádio Centenário, em Montevidéu, capital do país latino, justamente por conta da falta de estrutura do seu próprio estádio para receber o jogo.

O Estádio Belvedere, casa do time uruguaio, tem capacidade para 10.000 torcedores, mínimo necessário para receber os jogos na primeira fase, entretanto, algumas instalações do estádio precisam de reformas, o que fez com a diretoria do clube mudasse o local da primeira partida.

Agremiação com mais de 108 anos de história, o primeiro adversário do Corinthians na Libertadores 2023 vive seu melhor momento em toda a sua história. São cinco títulos conquistados nos últimos seis anos, e pela primeira vez, o centenário clube do futebol uruguaio chega para disputar a fase de grupos da maior competição de clubes da América do Sul.

Parte deste sucesso se deve ao fato do investimento feito nas categorias de base do time. Cerca de 70% do elenco profissional, são jogadores que subiram do sub-20. O que representou ao longo dos anos, uma economia de 50% em relação aos valores pagos em transferências e também em folha de pagamento de salários.

Origem e situação atual do primeiro adversário do Corinthians na Libertadores

Engana-se quem pensa que o Liverpool do Uruguai tem alguma relação com o badalado time que joga na Premier League. Existem várias versões na história do clube uruguaio, que explicam o porquê do primeiro adversário do Corinthians na Libertadores tem este nome.

A primeira delas relata que navios do norte da Inglaterra, carregados com carvão, desembarcaram no porto de Montevidéu no início do século passado com o nome Liverpool estampado em sua carcaça, o que serviu de inspiração para o batismo do time com este nome.

Outra vertente histórica, diz que alunos de um colégio de padres que fundaram o clube, observaram o mapa da Inglaterra e fixaram seu olhar sobre o nome da cidade de Liverpool. Uma terceira face desta história, diz respeito de que o nome escolhido foi uma mera obra do acaso, quando os fundadores do time uruguaio giraram um globo terrestre para decidir o nome da agremiação e pararam justamente na cidade de Liverpool.

Apesar das cores serem muito distintas e o poderio financeiro e de conquistas ser infinitamente menor que seu homônimo inglês, fato é que uma das semelhanças entre os dois Liverpools, e até mesmo com o próprio Corinthians, é o carinho e a paixão da sua fanática torcida, que seja onde o time estiver, jamais deixará o clube sozinho.

A repentina subida de patamar ao cenário internacional do Liverpool uruguaio se deve muito ao trabalho desenvolvido por José Luis Palma, presidente do clube desde 2001. Além de otimizar e melhorar a administração interna do clube, o mandatário aportou dinheiro do próprio bolso no momento mais crítico do clube, quando esteve na segunda divisão do futebol nacional.

A própria empresa do presidente, a Molino Puritas, patrocina a equipe, e nos últimos tempos, o investimento tem dado resultado, o que vai possibilitar ao clube, galgar passos maiores com o passar dos anos, não só localmente, mas internacionalmente também.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.