Confira o retrospecto entre Atlético-MG x Athletico-PR, adversários na Libertadores 2023

O único embate 100% brasileiro na fase de grupos da Copa Libertadores 2023 que teremos é Atlético-MG x Athletico-PR. Integrantes do Grupo G da competição, Galo e Furacão se enfrentarão em dois jogos no certame, sendo um na Arena da Baixada (2ª rodada) e o outro no Mineirão (4ª rodada). No retrospecto geral entre as duas equipes, vantagem para o clube de Minas Gerais.

https://twitter.com/Atletico/status/1640519784432390147?s=20

Retrospecto de Atlético-MG x Athletico-PR

Ao longo da história, Atlético-MG e Athletico-PR duelaram 63 vezes somando todas as competições, são elas: Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil, Robertão e Copa Sul-Minas. Como citado, a vantagem é do Galo. Foram 28 vitórias para o Alvinegro, 23 triunfos para o Rubro-Negro e 12 empates até o momento. A equipe mineira marcou um total de 98 gols, enquanto os paranaenses balançaram as redes 71 vezes.

  • 63 jogos
  • 28 vitórias do Atlético-MG
  • 23 vitórias do Athletico-PR
  • 12 empates
  • 98 gols do Atlético-MG
  • 71  gols do Athletico-PR

Na Libertadores, torneio no qual os dois times se enfrentarão no Grupo G deste ano, Galo e Furacão mediram forças nas oitavas de final de 2020. No jogo de ida, disputado em Curitiba, vitória por 2 x 1 dos mandantes. Já na volta, em Belo Horizonte, triunfo do Atlético-MG por 1 a 0. Com igualdade no placar agregado a decisão foi para os pênaltis e o Alvinegro levou a melhor.

Confira o retrospecto entre Atlético-MG x Athletico-PR, adversários na Libertadores 2023
Vitor Roque foi o grande nome do Athletico-PR na vitória sobre o Galo no Mineirão em 2022 (Foto: divulgação/SUSA/Icon Sport)

Momento dos times

Tanto o clube mineiro quanto o paranaense vivem bom momento na temporada. Sob o comando de Eduardo Coudet, o Galo eliminou Carabobo (Venezuela) e Millonarios (Colômbia) e garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores. Além disso, o time do técnico argentino está na final do Campeonato Mineiro e enfrentará o América-MG na decisão. Em 2023 até o momento são nove vitórias, quatro empates e uma derrota.

Atlético-MG em 2023
– 14 jogos

– 9 vitórias
– 4 empates
– 1 derrota
– 37 gols feitos
– 8 gols sofridos

O Athletico-PR, por sua vez, tem números ainda melhores na temporada. Até aqui, o time dirigido por Paulo Turra conquistou 14 vitórias e empatou uma vez, contra o arquirrival Coritiba. Invicto em 2023, o Rubro-Negro está na final do Campeonato Catarinense e enfrentará o Cascavel na decisão.

Athletico-PR em 2023
– 15 jogos
– 14 vitórias
– 1 empate
– 0 derrotas
– 24 gols feitos
– 8 gols sofridos

Foto destaque: divulgação/Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.