O sorteio para as oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2023 aconteceu nesta quarta-feira (5), assim, o adversário do São Paulo na competição está quase decidido, afinal, o Tricolor Paulista enfrentará o vencedor de San Lorenzo e Independiente Medellín. De olho no possível oponente, confira o histórico do time brasileiro contra as duas equipes.
O São Paulo contra San Lorenzo e Independiente Medellín
Após terminar a fase de grupo com cinco vitórias e apenas um empate, o Clube da Fé espera pelo adversário das oitavas de final da Sul-Americana de 2023. Nesta quarta-feira (5), em Luque, no Paraguai, a Conmebol definiu os confrontos de 16-avos e o chaveamento até o final da competição.
O São Paulo terminou na 1ª colocação do grupo D, assim, volta a jogar a competição apenas nas oitavas de final. Pelas 16-avos, quem vencer de San Lorenzo, da Argentina, e Independiente Medellín, da Colômbia, enfrentará o Tricolor Paulista.
A equipe brasileira nunca venceu o Independiente Medellín. Os times se encontraram na Libertadores de 2009, ainda na fase de grupos da competição. Em fevereiro, no Morumbi, com gol de Borges, o Clube da Fé empatou por 1 x 1 com o clube colombiano. Já em Medellín, a equipe mandante venceu pelo placar de 2 x 1, com gols de Diego Cabrera e Rafael Castillo. André Lima balançou as redes para o Tricolor Paulista.
- São Paulo 1 x 1 Independiente Medellín (Libertadores 2009)
- Independiente Medellín 2 x 1 São Paulo (Libertadores 2009)
O Tricolor enfrentará Independiente Medellín (🇨🇴) ou San Lorenzo (🇦🇷) nas oitavas de final da @SudamericanaBR.
Os colombianos ficaram no terceiro lugar do Grupo B, na @LibertadoresBR, e por isso disputarão esta fase da @SudamericanaBR.
Já os argentinos ficaram na segunda… pic.twitter.com/lg7zie1DYR
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) July 5, 2023
O histórico diante de um velho conhecido
Diferente do Independiente Medellín, o Tricolor Paulista possui um histórico mais movimentado contra o San Lorenzo, time argentino. Na história, as equipes se encontraram seis vezes, com três vitórias para cada lado.
O 1° embate entre os dois clubes aconteceu na Copa Mercosul de 1998, quando o Soberano venceu o San Lorenzo por 2 x 1, com dois gols de Dodô. Ainda no mesmo ano, na Argentina, o time da casa derrotou o Tricolor Paulista pelo placar de 3 x 2.
Na Libertadores de 2015, na fase de grupos, cada um ficou com uma vitória. Após aquela edição da competição, os times não se encontraram mais.
- São Paulo 2 x 1 San Lorenzo (Mercosul 1998)
- San Lorenzo 3 x 2 São Paulo (Mercosul 1998)
- São Paulo 4 x 1 San Lorenzo (Mercosul 1999)
- San Lorenzo 1 x 0 São Paulo (Mercosul 1999)
- São Paulo 1 x 0 San Lorenzo (Libertadores 2015)
- San Lorenzo 1 x 0 São Paulo (Libertadores 2015)