Nesta última quinta-feira (11), a Fifa se pronunciou sobre uma ação envolvendo um clube do futebol brasileiro. Responsável também por mediar os problemas que ocorrem nas transferências de atletas entre clubes, a entidade máxima do futebol atendeu o pedido movido pelo Peñarol, do Uruguai, e se posicionou sobre um determinado caso.
Clube do futebol brasileiro punido pela FIFA? Saiba mais
O clube brasileiro em questão é o Palmeiras, que possui uma dívida com o Peñarol, relacionada à aquisição do defensor uruguaio Piquerez. O atleta, que chegou ao Verdão para suprir a saída de outro uruguaio, Matías Viña; foi adquirido junto ao clube aurinegro em agosto de 2021.
O Peñarol moveu a ação no final de 2022. Embora tenham entrado em acordo num primeiro momento, os clubes divergiram na forma como os pagamentos dos valores iriam se dar.
Assim, o Palmeiras buscava um maior parcelamento para regularizar seu fluxo de caixa; enquanto o Peñarol, intransigente, aguardava o recebimento de valores maiores.
Com isso, os clubes entraram em conflito, e coube à Fifa decidir sobre o imbróglio. Dessa forma, o clube do futebol brasileiro perdeu a ação; e foi condenado a pagar quase R$5,5 milhões, entre multa e custos processuais, ao clube uruguaio.
O Palmeiras já avisou à entidade máxima do futebol que irá pagar os valores ao Peñarol, e se afastar de qualquer risco de sanções mais graves por parte da Fifa, como, por exemplo, o “Transfer Ban“; quando o clube fica impedido de realizar transferências entre atletas.
E como anda a agenda do Palmeiras no futebol brasileiro?
Enquanto resolve os problemas de caráter internacional, o Verdão se prepara para mais um compromisso doméstico na agenda do futebol brasileiro.
Dito isso, o próximo compromisso do Palmeiras é pela 6ª rodada do Brasileirão Série A. Assim, o Palestra recebe o RB Bragantino no Allianz Parque neste sábado (13), com início agendado para as 18h30 (horário de Brasília).