Logo após a eliminação do Brasil nas quartas de finais da Copa do Mundo, Tite anunciou que estava deixando o cargo de treinador da seleção. De imediato, muitos nomes começaram a surgir como um substituto para a posição, no entanto desde o primeiro momento a CBF anunciou que a busca por um novo técnico iria ser iniciada apenas a partir de janeiro de 2023, algo normal, principalmente por conta do final de 2022.
Com isso, o ano virou e o presidente Ednaldo Pereira já começou a observar nomes em potencial para assumir o comando técnico do Brasil. Além disso, a imprensa passou a afirmar que alguns desses nomes já teriam recebido um primeiro contato do mandatário da entidade. Por outro lado, Pereira sempre afirmou que seguia apenas observando com cautela o novo comandante.
Nomes como Carlo Ancelotti, do Real Madrid, Jorge Jesus (Fenerbahçe),José Mourinho (Roma), são destaques na lista de possibilidades, fora Fernando Diniz do Fluminense e Abel Ferreira, do Palmeiras, que correm por fora. Além disso, começou a ser revelado que Ancelotti teria firmado um acordo com a CBF para assumir o cargo no meio do ano. Isso porque, Ednaldo Pereira fechou com Ramon Menezes para ser o treinador interino, inclusive, é ele que vai comandar o Brasil no amistoso diante do Marrocos, marcado para o dia 25 de março, às 19h (horário de Brasília).
A intenção de Ednaldo foi de dar mais tempo para que nomes sejam melhores avaliados e analisados para que após isso uma decisão final seja tomada, por isso, a escolha em Menezes foi a melhor de momento, ainda mais pelo Brasil não estar perto de nenhuma competição oficial, apenas amistosos, assim como será realizada diante do Marrocos. Por outro lado, ao que tudo indica a espera do torcedor por um treinador está chegando ao fim.
Isso porque, Ednaldo Pereira tem agendado para o mês de abril uma viagem para a Europa, no qual inicialmente o presidente da CBF vai participar de um congresso em Ruanda, onde vai oficializar a candidatura do Brasil para sediar a próxima edição da Copa do Mundo Feminina, que será realizada em 2027. Após isso, seguirá para o Marrocos onde será palco do amistoso diante dos donos da casa.
Em meio as viagens programadas, ele afirmou que vai para se reunir com nomes cotados e com a prioridade no acerto para ser o novo treinador do Brasil. Vale ressaltar que Carlo Ancelotti é o nome mais desejado por Ednaldo. Além disso, afirmou em tom de brincadeira para que o Real Madrid caia nas oitavas de finais da Liga dos Campeões para facilitar a negociação.