Na última segunda-feira, o São Paulo foi eliminado pelo Água Santa ainda nas quartas de finais do Campeonato Paulista e deu adeus a busca pelo título do torneio. A derrota marcou também a 32ª eliminação em um mata-mata de uma competição, seja ela nacional ou internacional. Além disso, aumentou ainda mais a crise interna envolvendo o treinador Rogério Ceni com peças do elenco e também com alguns dirigentes do clube. Citou-se também a possibilidade de encerrar o contrato do comandante no clube.
Entretanto, na terça-feira a diretoria mais uma vez bancou a permanência do comandante, dando mais um voto de confiança. Isso porque, segundo os diretores, Rogério não teve tempo de trabalhar com todo o seu elenco a disposição, uma vez que desde o inicio da temporada o São Paulo sofre com a lesão de seus jogadores, a última foi nessa semana, no revés no estadual, no qual Galoppo sofreu grave lesão no joelho e pode perder o restante da temporada.
Com a permanência garantida ao menos até o inicio do Brasileirão, Rogério Ceni já deu inicio a preparação do seu elenco. O comandante terá mais de 20 dias de preparação do elenco são-paulino. Nesse meio tempo, a tendência é que o treinador possa mudar táticas de jogo e principalmente fazer testes com outros jogadores. Isso porque, como citado o treinador vem sofrendo com as lesões que tem deixado os jogadores de fora. Atualmente, além de Galoppo, Ceni não conta com Ferraresi, Diego Costa, Calleri, Rafinha, Igor Vinicius, Wellington e Moreira.
Dessa forma, mais que tudo, o momento do São Paulo na temporada é de recuperação, mesmo que não gostando de ter a brecha no calendários sem jogos, o comandante terá esse tempo para ajustar coisas no time e também torcer para a recuperação dos atleta no departamento médico. Além disso, pode ser também que reforços possam pintar no clube, a diretoria terá menos de um mês para buscar reforços, já que no dia 1 de abril, encerra-se as inscrições para a primeira fase da Copa Sul-Americana, competição que o clube jogará.
Outro ponto é que no dia 4 de abrir se encerra a primeira janela de transferências da temporada e clube deve ir ao mercado na busca por meia e jogador de ponta. No dia 5 de abril deverá ser a estreia tricolor na competição internacional. Tempo para preparar o elenco Rogério vai ter, basta saber se vai surtir efeito. Ainda no mês quatro, o clube deve entrar em campo para o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil (vale ressaltar que o adversário ainda não está definido).
Veja os próximos compromissos tricolor
1 de abril – prazo de inscrições para a Copa Sul-Americana
4 de abril – fechamento da janela de transferências
Semana de 5 de abril – estreia da Copa Sul-Americana, sem adversário definido
Semana de 12 de abril – estreia da Copa do Brasil, sem adversário definido
Fim de semana de 16 de abril – estreia no Brasileiro contra o Botafogo